Para o mundo, as belezas do nosso Caminho de São Tiago

23/07/2021 às 18:23.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:29

Ah, Minas Gerais! Com suas paisagens inesquecíveis, sua história intrépida e seu patrimônio riquíssimo. Estes alguns dos ingredientes inspiradores do recém-criado Caminho de São Tiago, que indubitavelmente será evidenciado e aplaudido mundo afora.

Com seus singulares 274 quilômetros, interliga 11 municípios do Estado, a saber: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. O trajeto, segundo os organizadores, já está todo sinalizado com 360 totens e 90 placas, podendo ser percorrido em parte ou na sua totalidade em conformidade com o gosto, preparo físico e habilidades das pessoas, podendo ser a pé, a cavalo, bike, moto ou veículos 4x4.

A gestão do Caminho é feita por três instâncias de governança do turismo no Estado, as IGRs, Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, com o apoio do Circuito do Ouro.

Este é um excelente paradigma de pró-atividade de setores em fomentar o turismo, a economia das localidades, com geração de emprego e renda e divulgar nossa rica cultura regional. Em um curto espaço de tempo, estará ainda mais apto aos turistas, com definições e divulgação de pontos de alimentação, hidratação e locais para pernoitar.

A lógica do Caminho segue o formato das principais rotas mundo afora, incluindo o passaporte a ser carimbado durante o percurso. Neste, especificamente, 11 carimbos em cada uma das cidades percorridas.

Seguramente, o leitor pode imaginar as belezas do percurso, tanto quanto a suas paisagens e os monumentos históricos. E será bem estratégico e adequado para competições profissionais e amadoras de MTB, corridas de trilha e trekking, por exemplo.

Esta iniciativa se enquadra perfeitamente às vocações de Minas. Neste período pandêmico, houve no Estado um crescimento acima do nacional na venda de bikes para uso em trilhas. As pessoas passaram a fazer mais atividades ao ar livre, valorizando ainda mais o lazer saudável e o esporte ao ar livre. 

O turismo retorna aos poucos, com as pessoas buscando viagens em localidades mais próximas e em sequência dentro do país. Expectativa e prognóstico de que tenhamos, a partir do último trimestre do ano, condições bem mais favoráveis, com maior porcentagem da população vacinada e pessoas ávidas a explorar novos roteiros e localidades.

Neste diapasão, de Minas para o Brasil e para o mundo, Caminho de São Tiago, mais um excelente motivo para conhecer, apreciar e viver Minas Gerais!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por