Desburocratizar para crescer

06/05/2019 às 09:14.
Atualizado em 21/11/2022 às 19:17

Semana passada a Reforma Administrativa do governo Zema foi finalmente aprovada, em um passo importante e necessário para nosso Estado. Como vice-líder de governo, esta aprovação foi minha prioridade nesses primeiros meses de trabalho parlamentar e agora o foco é em outros assuntos para ajudar a colocar Minas de volta no caminho do crescimento. No momento, nada ajudará mais nisso do que a desburocratização do nosso estado.

Minas é cruel com quem quer investir, empreender, gerar emprego e renda. Para cada negócio que se deseja abrir ou expandir são exigidas montanhas de papéis, carimbos e alvarás. Para cada negócio que se deseja manter em funcionamento, horas e horas são gastas com o cálculo e pagamento de impostos, já que temos uma das legislações tributárias mais complexas do país.

Para as grandes empresas, a burocracia mineira resulta nos investimentos e nos empregos sendo levados para outros lugares. Para os pequenos negócios, feitos por quem já vive e tem raízes aqui, não há a opção de operar em outro lugar e a burocracia se torna uma questão de existir ou desaparecer.

Exemplo disso é a Iara, que faz o melhor doce de leite do mundo. Falo com conhecimento de causa, pois sou amigo da família e tenho a oportunidade de me deliciar com o doce sempre que a visito, mas esse é um prazer que quase nenhum de vocês, leitores, já experimentou. A Iara é uma pequena produtora rural de Entre Rios que, sem dinheiro para contratar advogados e contadores experientes, não conseguiu vencer a burocracia para obter alvará e colocar seu produto à venda nos supermercados. Quantos pequenos produtores e trabalhadores mineiros não estão na mesma situação? Quantos comerciantes, confecções e indústrias artesanais?

Sufocados pela burocracia, pequenos empreendedores de Minas são forçados a desistir de seus negócios ou a viver na informalidade, com medo do fiscal e sem poder crescer, gerar emprego e renda para as comunidades.

Precisamos simplificar a vida dos grandes e dos pequenos. Precisamos permitir que as pessoas persigam seus sonhos e que o Estado volte a crescer e ter empregos. É com esse objetivo que esta semana lançarei na Assembleia a Frente Parlamentar Pela Desburo-cratização e convidarei meus colegas a serem parte do projeto. Em conjunto podemos fazer muito mais por Minas e pelos mineiros. Aqueles que vivem na pele as dores da burocracia podem ajudar demais nosso trabalho com seus relatos e ideias. Participem e nos ajudem! Vamos renovar juntos!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por