Pausa para a gratidão

02/07/2021 às 16:40.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:19

“Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Eles não gostam de regras. E eles não têm nenhum respeito pelo status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana adiante. Enquanto alguns os veem como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são as que, de fato, mudam”.

A política em Brasília está pegando fogo, com denúncias gravíssimas apresentadas na CPI da Covid, que podem levar até mesmo ao impeachment do presidente Bolsonaro em um possível escândalo de corrupção, mas essa coluna é sobre o Tiago Machado, a partir de hoje meu ex-chefe de gabinete. Eu não escreveria uma coluna sem ele, porque sem ele não haveria Guilherme deputado. Essa coluna é sobre reconhecimento e gratidão.

Tiago abandonou um emprego junto à diretoria de uma multinacional para ser coordenador da minha campanha. Não éramos amigos antes, mas compartilhávamos o mesmo sonho de mudar a política e um amigo comum nos aproximou. Juntos, fizemos uma campanha improvável, de um anônimo que disputava pela primeira vez, por um partido desconhecido. Pude dedicar-me pouco, pois precisava continuar trabalhando. Visitei oito cidades, gastamos menos de um quarto da média dos eleitos e nenhum centavo de dinheiro público, mas ainda assim recebemos votos em 532 cidades. Isso só foi possível pela organização, capacidade de análise política e coragem do Tiago que, também sendo novato na política, desafiou as regras tradicionais de como fazer campanha.

Após eleito, ele se tornou meu chefe de gabinete e, também desafiando a forma tradicional da política, me ajudou a construir um mandato técnico, livre de politicagem para cargos e destinação de verbas. Foi um gabinete construído sem pensar nem um único momento em reeleição, mas em fazer a diferença pelos mineiros. É, até aqui, o gabinete mais econômico da ALMG, sem nunca perder o foco nos resultados.

Tiago agora vai ser diretor de multinacional na Espanha e coordenar equipes e projetos gigantescos. A você, Tiago, meu muito obrigado e minha eterna admiração e gratidão por ter colocado nos últimos três anos toda sua capacidade a serviço de mudar Minas e a política. Onde muitos podem ver loucura no sacrifício feito, eu sei que há um gênio que vai sempre melhorar o mundo por onde passar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por