Uma Minas gigante sai das sombras

26/07/2019 às 18:21.
Atualizado em 21/11/2022 às 19:09

No dia 10 de junho, escrevi aqui sobre a maneira inovadora que o deputado federal Tiago Mitraud e eu utilizamos para destinar os R$ 20 milhões das emendas parlamentares a que temos direito no ano que vem: em vez de enviar os recursos para quem nos apoia, decidimos dar oportunidade para todas as cidades e organizações sociais de Minas Gerais apresentarem projetos e concorrerem ao recebimento da verba mediante edital público. O dinheiro irá para os melhores projetos, independente de sermos sequer conhecidos por seus autores.

Se quiser conhecer mais sobre o projeto, leia o texto que escrevi no mês passado, disponível em bit.ly/EditalDeEmendasHD, ou acesse diretamente o site do edital, www.libertaminas.com.br/emendas.

Mas não é sobre os detalhes do edital que quero escrever, e, sim, sobre seus resultados. Uma das razões que nos levaram a lançar o edital foi a preocupação com os mineiros que ficavam à margem do sistema em cidades cujos candidatos não foram eleitos. Com os deputados destinando recursos majoritariamente para as cidades que os apoiaram, esses mineiros de cidades que não elegeram ninguém acabavam esquecidos, invisíveis na sombra das urnas.

Com nosso edital dando oportunidades iguais para todos, uma Minas gigante saiu das sombras. Recebemos um total de 1.973 projetos, vindos de 357 municípios diferentes. Você pode conferir no site www.libertaminas.com.br/cidades se sua cidade participou.

A maneira como alcançamos esse resultado foi tão bonita quanto os números em si. Para chegar a tantos lugares, tivemos o trabalho árduo de nossos gabinetes e também com muita divulgação espontânea de jornais, rádios e mídias locais, que viram no edital uma oportunidade de ajudar na mudança. Acima de tudo, contamos com o trabalho de uma rede de voluntários que representam nossos mandatos nas mais diversas regiões de Minas. São os Embaixadores Liberta Minas, que você pode conhecer no site www.libertaminas.com.br/conheca-os-embaixadores. Os Embaixadores divulgaram o edital nas suas regiões, agendaram reuniões com prefeituras e organizações sociais e ajudaram quem tinha dificuldade a preencher os projetos. Fizeram um trabalho brilhante e mostraram como o engajamento do cidadão transforma a política. Tiago e eu temos ainda muito trabalho a fazer com a análise dos projetos recebidos, mas, diante do que vimos, não resta dúvida sobre qual será nosso próximo passo: uma segunda turma de Embaixadores! Se você quiser participar e ser parte da mudança, fique de olho em nossas redes sociais!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por