Dia de Reforma

01/11/2018 às 22:14.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:34


Nós seres humanos temos uma habilidade incrível de aprender novas funções e nos adaptar ao meio. Mas, se não tomarmos cuidado, essa habilidade pode nos levar ao conformismo, a acostumar com as circunstâncias, fazer de forma automática, banalizar conquistas e desvalorizar coisas que muito importam no passado.

Isso pode acontecer quando nos acostumamos com o novo emprego, com o casamento, com o cargo político, com a escola, com toda e qualquer situação de interação do ser humano. Muitas vezes precisamos de uma reforma em vários aspectos de nossas vidas. Foi isso que motivou o padre católico Martinho Lutero.

Há 501 anos, Lutero afixava suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. O evento marca o início da Reforma Protestante, que é comemorada sempre em 31 de outubro em todo o mundo. 

Muito além da questão religiosa, a Reforma trouxe o fomento e o desenvolvimento do mundo moderno tal como o conhecemos hoje, tais como a liberdade do indivíduo, a igualdade, o nacionalismo e a democracia, mudanças nas leis, no casamento e na família, influenciando de forma profunda o Novo Mundo que estava prestes a surgir com novos conceitos e instituições na educação, governo e saúde, literalmente, até os confins da terra. 

Na política, o Estado moderno é fruto da quebra do monopólio católico de controle do estado europeu. Os fundamentos da igualdade e liberdade são evolução da tese luterana de que não existe diferença entre leigo e clérigo, de que todos são iguais perante Deus. As mudanças se seguiram para o estado de direito e o capitalismo e, bem ou mal, foram um fundamento para a economia moderna.

A elevação do status da mulher, a dignidade do ser humano e a libertação dos escravos foram algumas das ações diretas da evolução dos princípios que a Reforma Protestante trouxe ao mundo. Reformadores e missionários pós-Reforma conseguiram realizar a abolição de escravos, do tráfico e da prostituição, a queima de hereges e genocídios de deficientes físicos e sacrifícios de crianças, lutas que persistem até hoje. Embora ainda haja pouco reconhecimento pela sociedade pós-moderna acerca da raiz de seus direitos e valores desfrutados na atualidade, em especial para o pensamento, leis e sociedade civil, o legado aí está. 

Para comemorar e preservar essa importante memória, a Lei 11.077/2017 instituiu o Dia da Reforma Protestante em Belo Horizonte, a ser comemorado, anualmente, no dia 31 de outubro. O Projeto de Lei, de minha autoria, assegura que o poder público fique autorizado a promover atividades educativas para manter a memória da Reforma Protestante.

Que venhamos todos os dias refletir sobre nossa vida e conduta, que estejamos dispostos a fazer as reformas necessárias que contribuam para uma sociedade melhor!

Soli Deo Gloria (Glória Somente a Deus); Sola Fide (Somente a Fé); Sola Gratia (Somente a Graça); Solus Christus (Somente Cristo) e Sola Scriptura (Somente as Escrituras)


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por