E agora, o que esperar do Brasil?

26/10/2018 às 19:21.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:27

As eleições de 2018 certamente entrarão na história do nosso país. Nunca havíamos vivido um período eleitoral tão diferente. A começar pelas novas regras com relação à campanha, o advento das redes sociais e as tão faladas fake news. 

Isso contribuiu para a renovação da Câmara Federal, Assembleias estaduais, do Senado e do Executivo. Tivemos a maior renovação do Congresso desde 1990, das 513 vagas, 269 foram preenchidas por pessoas que vão cumprir o primeiro mandato. Do total, apenas 77 são mulheres, o que representa 15% da Casa. Mais de 80% possuem nível superior, em sua maioria, profissionais liberais. No Senado, das 54 vagas em disputa, apenas oito foram preenchidas por candidatos à reeleição. A renovação do Senado foi de 85%. 

O que aprendemos com essas eleições? A indignação com o estado das coisas é enorme! Vários caciques da política não foram reeleitos, candidatos com poucos recursos, de partidos pequenos e tempo de TV reduzido surpreenderam e alguns superaram suas próprias expectativas e, como consequência disso, percebemos o desespero dos velhos políticos em agredir, usar tempo de TV para difamar os concorrentes e espalhar notícias falsas. 

Vivemos um tempo precioso em nosso país, creio que o pior da crise passou, espero que os novos eleitos tragam novas ideias, propostas e ações práticas para melhorar nosso país e os estados da Federação, apesar de saber que o sistema milita sempre contrário às mudanças.

Há cerca de dois anos havíamos vencido a eleição em BH com mais de 4 mil votos e no primeiro dia de mandato já apresentava nosso primeiro projeto de lei. Com menos de dois anos de mandato já foram cinco leis sancionadas, vários PLs aprovados em primeiro turno, milhares de demandas, centenas de visitas e muitas conquistas para as nove regionais de BH.

Foi-se o tempo em que o político não precisava trabalhar ou aparecia apenas na época das eleições. O brasileiro despertou, temos uma geração de jovens que se envolvem mais e mais com a política e se preocupam com o bem-estar social. 

Sempre fui otimista. Acredito que com tanta renovação, com gás novo e a disposição dos novatos, nosso país tem tudo para crescer e evoluir. Sempre me coloco na posição da população. O que as pessoas esperam de um político? O óbvio: que faça valer os votos recebidos com trabalho, dedicação, respeito a coisa pública, posicionamento contrário à corrupção e esforço em fazer o bem. 

Vamos continuar trabalhando e buscar acertar sempre. Quando errarmos, vamos aprender e refletir, nos erguer e voltar ao trabalho duro e constante. Tentar de novo, seguir em frente, sempre com boa fé e esperança de dias melhores e progresso para nossa cidade. Acima de tudo estamos no mesmo time, somos todos BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por