Já pensou sobre saúde animal?

Irlan Melo / 10/05/2021 - 06h00



Quando falamos de saúde animal também falamos de saúde pública! Isso é evidente diante dos problemas que enfrentamos atualmente, assim como as zoonoses. A medicina veterinária tem ainda a responsabilidade de prevenir danos ao meio ambiente e, também, contribuir com o bem-estar humano.

Em Belo Horizonte já contamos com atendimento gratuito e de qualidade com o Hospital Público Veterinário. Uma conquista que aplaudimos!

Todos nós que temos apreço e carinho pelos animais sabemos que nem sempre é acessível o atendimento veterinário, financeiramente falando. Isso não é uma crítica à classe veterinária, longe disso. Louis Pasteur estava certo quando dizia que “a medicina cura o homem, e a medicina veterinária cura a humanidade”.

Desde que há uma convivência harmoniosa entre homem e animal, há uma luta contínua para combater as enfermidades que põem em risco a saúde dos animais. Entretanto muitas doenças que afetam e dizimam animais foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas. Nesse contexto, a medicina veterinária não promove apenas a saúde animal, pois seus conhecimentos preventivos são utilizados para promover a saúde humana. Médicos veterinários são profissionais da saúde e merecem ser reconhecidos e valorizados.

Sabemos que na atual realidade, os recursos básicos se tornaram cada vez mais escassos, devido à atual crise que a população enfrenta, e poder contar com um local onde nossos queridos animais são atendidos com o respeito que merecem nos proporciona um sentimento de paz e segurança. Animais são membros da família e os amamos, pois idosos se apegam sentimentalmente a eles, assim como as crianças. Animais ajudam a dar apoio emocional, psicológico e físico, além de nos proporcionar momentos que, para aqueles que entendem o real significado, é algo insubstituível.

O hospital público veterinário é uma conquista para a cidade que possui alta demanda desse serviço! E no que é cabível ao meu mandato, acompanharei e fiscalizarei sua atuação, e coloco meu gabinete à disposição para agregar nesse propósito!

Inicialmente não serão realizadas cirurgias e atendimentos de urgência. Consultas veterinárias seguirão uma ordem de chegada, limitada a 30 animais por dia.

O hospital está em novo endereço, localizado na rua Albert Scharlé, 79 - Madre Gertrudes, e seu funcionamento é de 8h as 18h. Necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

*Escrito em parceria com Bruna Bueno, graduanda em medicina veterinária e ativista atuante na causa animal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários