Meu relatório final da CPI da Covid é apresentado em BH

12/11/2021 às 17:11.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:14

Amplamente divulgado pela imprensa, o meu relatório final da CPI que investiga repasses e gastos da Prefeitura de BH durante a pandemia foi apresentado na última quinta-feira e sugeriu diversos indiciamentos.

Como relator dessa Comissão Parlamentar de Inquérito assumi a grande responsabilidade de representar mais de 2,5 milhões de belo-horizontinos que estão com olhos atentos sobre a atuação e utilização de recursos públicos pela Prefeitura no enfrentamento da pandemia.

Nesses 6 meses de trabalho intenso foram mais de 30 reuniões ordinárias e extraordinárias, dezenas de horas de oitivas, vários requerimentos, visitas, pesquisas, apurações, denúncias, escutas, acareações, diligências nas polícias Civil, Federal, na Justiça Federal, no Ministério Público, para ter acesso às investigações, algumas de natureza sigilosa. Criei um canal de denúncia para ouvir a população através do meu site onde recebi diversas sugestões perguntas que usei durante as oitivas. Fizemos também um amplo trabalho de divulgação para que os cidadãos pudessem acompanhar de perto o nosso trabalho e o andar das investigações.

Desde o começo, quando fui escolhido relator, prometi um relatório técnico para apresentar as conclusões da investigação. Apontei várias questões que não foram esclarecidas pela prefeitura sobre gastos durante a pandemia. Meu parecer teve mais de 200 páginas e narra tudo que levantamos na comissão. Ele contém provas, porque não adianta falar sem documentar.

Focamos nos repasses dos governos federal e estadual para o município e existem questões da gestão e real utilização dos valores. Apuramos ainda o repasse de R$ 220 milhões para as empresas de ônibus e as doações realizadas no período.

Este relatório não seria possível sem o trabalho diligente e cuidadoso de muitas pessoas. Gostaria de agradecer toda a minha equipe pela competência e auxílio durante os trabalhos, à toda imprensa pela contínua cobertura dos fatos, que auxiliou no deslinde do real problema enfrentado.

Ao povo de Belo Horizonte, agradeço as inúmeras manifestações de apoio e as cobranças, tanto nas inúmeras diligências que fiz, quanto pela internet. O contato com vocês é a garantia de que estou no rumo certo.

Por fim, quero deixar registrado, nesse momento, meus profundos sentimentos a todas as vítimas e atingidos direta e indiretamente por essa pandemia tão cruel, peço a Deus, em oração, que os console. Se sintam abraçados, estamos lutando por todos vocês!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por