Nem todos se divertem!

17/12/2021 às 15:13.
Atualizado em 29/12/2021 às 00:34

É preciso avaliar os malefícios causados pela soltura de fogos de artifícios ruidosos, pois o que é um espetáculo visual para alguns é um pesadelo para idosos, pessoas com deficiência, crianças e animais domésticos.

As comemorações nas ruas acontecem. Nas últimas semanas o meu time do coração, o Atlético Mineiro, foi bicampeão brasileiro. Foi uma grande festa! No outro dia, alguns sites noticiaram que seis animais da ONG "Me Adote" sofreram paradas cardíacas após moradores de Diamantina usarem os artefatos para comemorar a conquista do time.

Na última quarta-feira (15/12), o Galo se sagrou bicampeão da Copa do Brasil e novamente as comemorações causaram grandes transtornos.

Além dos ruídos serem prejudiciais a idosos, animais e autistas, muitas pessoas não sabem manusear os foguetes. Ferindo a si próprio, a terceiros e até causando incêndios.

Confira algumas consequências dos fogos de artifício com estampidos e efeitos sonoros:

1) Transtornos para os idosos, pois podem causar sérias crises de ansiedade, medo, pânico, dentre outros malefícios.

2) Para as pessoas com deficiência, pois o seu barulho é nocivo principalmente para as pessoas com o transtorno do espectro do autismo, que podem ficar extremamente incomodadas.

3) Para os animais, pois causam transtornos profundos causando até mesmo a morte de muitos animais domésticos.

Por isso apresentei, junto com os meus colegas vereadores Wesley e Miltinho, o projeto de Lei nº 79/2021, que busca proibir o manuseio, a utilização, a queima e à soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em nossa cidade. Com 35 votos favoráveis, dois contrários e três abstenções, os vereadores aprovaram a proposta na última assembleia ordinária deste ano. Por causa do recesso parlamentar, a votação em segundo turno deve acontecer apenas em fevereiro de 2022.

Nosso desejo não é acabar com o efeito visual das comemorações, com as luzes que são lindas no céu, mas sim com os efeitos sonoros, estampidos e ruídos completamente desnecessários, prejudiciais e mortais para a saúde das pessoas e animais.

A finalidade do nosso projeto é trazer um suporte a essa parte da sociedade desassistida. Sabemos da complexidade do problema, por isso temos conversado com diversos setores da sociedade com as audiências públicas e juntos estamos buscando melhorias para que o projeto seja aprovado com a participação da sociedade.

Para mais informações, ideias e sugestões, entre em contato comigo através do site irlanmelo.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por