Nova lei fecha postos com gasolina adulterada

16/08/2018 às 21:15.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:57


Imagine a situação: você está dirigindo seu carro tranquilamente e, de repente, o ponteiro do tanque de combustível começa a descer cada vez mais rápido e o carro parece não ter mais o mesmo desempenho. Certamente você ou algum conhecido já foram vítimas de posto de gasolina que vendeu combustível adulterado. Certo?

A gasolina “batizada”, como também é chamada, pode trazer prejuízos não só ao rendimento, mas também às peças e ao meio ambiente. O ato ilegal é mais comum do que possamos imaginar! O número de denuncias cresce em todo país e vem trazendo enormes prejuízos ao bolso do consumidor. Outra prática muito usada é a adulteração das bombas, que marcam uma quantidade de litros, mas fornecem quantidade inferior.

Um dos sinais mais evidentes do combustível adulterado são as falhas na partida, perda de potência e alto consumo. Especialistas recomendam que o consumidor tenha o hábito de abastecer em um posto de confiança e fugir dos preços baratos. Pode sair caro!

Mas agora em Belo Horizonte proprietários e funcionários de postos de gasolina irão pensar duas vezes antes de adulterarem álcool, diesel ou gasolina. De minha autoria, a lei 11.121 já está em vigor e prevê a cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos que forem flagrados vendendo produtos com suas composições deturpadas. A regra também vale para fraudes quanto ao volume de combustível fornecido no ato da venda, a chamada bomba chipada.

Belo Horizonte ganha a partir de agora, mais um aliado no combate ao abuso dos direitos do consumidor, um dos meus compromissos de campanha. Essa é a quarta lei que aprovo em apenas um ano e oito meses de mandato. 

Uma vitória de todos. O consumidor precisa ser respeitado, e esta prática precisa chegar ao fim. Se você quiser fazer uma denúncia de posto vendendo combustível adulterado, pode ligar para o telefone da ANP, 0800 970 0267.


#peloseudireito #pelajustiça #acordabh


 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por