O que esperar de 2018

01/01/2018 às 15:42.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:32

Antes de sonhar e buscar novas realizações no próximo ano, precisamos rever conceitos e avaliar como temos agido diariamente. Caráter é uma qualidade, uma essência inerente de qualquer pessoa, uma centelha traduzida por honradez e honestidade. Basta observar “o modo” como tratamos as circunstâncias da nossa vida, ele revela muito sobre o nosso caráter.

O ano de 2017 para muitos foi de crise, um ano conturbado, difícil e de enormes desafíos que exigiram esforços para superar todas as barreiras impostas pela situação econômica. As dificuldades não formam o nosso caráter, elas o moldam e o revelam. A adversidade é como uma encruzilhada que obriga a pessoa a escolher um dos dois caminhos: caráter ou concessão, o famoso “jeitinho”. Só que a vida é coerente e todas as vezes que escolhemos o caráter, nos tornamos mais íntegros e fortes, mesmo que haja alguma consequência negativa.

O caráter é algo que grita sem expelir som. São atitudes que falam tão alto, que muitas das vezes não se consegue ouvir o que o outro tenta dizer. A ação, sempre expõe o caráter e a verdadeira intenção. Se conhecer verdadeiramente é, antes de mais nada, prestar mais atenção em nós mesmos e observar nossas atitudes. É verdade que ao nascer recebemos talentos, dons e habilidades individuais, mas o caráter, é fruto de como moldamos nossos valores e priorizamos nossas escolhas.  

Por isso proponho uma reflexão ao entrarmos em 2018. Antes de desejar e programar o que irá alcançar, faça uma auto avaliação olhando firmemente para as atitudes em 2017. Seja um bom amigo e se faça perguntas como: minhas ações foram coerentes? Quando digo que farei algo, vou até o fim? Eu me preparei para o que me propus fazer? Quando assino algo tem o mesmo valor de quando eu aperto a mão de alguém?  Tenho disposição para perdoar, ser perdoado e recomeçar de forma diferente?

Após responder a si mesmo, faça algo digno, agradeça e seja grato pelo que possui. Muitas das vezes estamos tão focados no que desejamos e em coisas materiais que deixamos de cuidar do que possuímos, deixando de lado o que realmente importa (familia, amigos, relacionamentos verdadeiros, compaixão, etc). 

Se um conselho eu pudesse lhe dar diria: Pare, pare de apontar defeitos. Foque em somar, apoiar, ajudar a todos que precisam e necessitam de uma palavra de amor e valorização. Inclusive faça isto a si mesmo, reconheça toda a sua dedicação e esforço. Assim, aprendemos e exercitamos o ato de perdoar e ser perdoado. Abra o sorriso, deixe o coração falar. William Shakespeare escreveu no ano de 1.600: “se deseja um amigo, primeiro aja como um.” Abra o seu coração para se entregar mais pelas pessoas do que cobrar delas atitudes em seu favor.    

Renovar é um proceso de uma vida inteira. Erros são ótimos professores. Aprender com os mesmos e corrigi-los reforçam e alimentam positivamente nosso caráter. Sempre digo que a política me transformou num ser humano melhor. Isso se deu pelo fato de conseguir enxergar hoje uma realidade macro, uma necessidade social, o clamor de muitos e a certeza de que com respeito e dedicação temos como fazer a diferença e construir uma cidade e uma sociedade melhor. Desejo que todos nós sejamos maiores e melhores em 2018. Feliz Ano Novo! #AcordaBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por