Prestação de contas de 2019

27/12/2019 às 18:45.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:06

Convenhamos que 2019 tem sido um ano difícil. Muitas perdas, incertezas e tragédias como o vazamento de óleo nas praias do Nordeste e, aqui, bem pertinho de nós, um dos maiores desastres ambientais do mundo: o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho.

Já começamos o ano com essa triste notícia e eu assumi o grande desafio de ser o relator da CPI das Barragens na Câmara Municipal. Foram dezenas de reuniões, visitas técnicas e centenas de páginas de um relatório que trouxe um grande alerta para BH: a possibilidade de falta de água em nossa cidade no começo de 2020.

Pressionamos a Vale, através do Judiciário, a construir uma nova fonte de captação de água e seguimos lutando para que essa obra seja concluída em tempo hábil. 

Apesar dessas questões dramáticas, também conquistamos muito. Realizamos, neste ano, uma série de visitas em escolas municipais e Emeis, com o objetivo de fiscalizar e conhecer as demandas de cada uma delas. Foram mais de 35 instituições visitadas, mais de 200 solicitações enviadas à prefeitura, uma nova creche inaugurada no bairro Cabana e várias emendas aprovadas junto à prefeitura que irão ser direcionadas à educação.

Graças ao nosso trabalho, R$ 12,5 milhões serão destinados à educação, saúde, obras de saneamento e muito mais. Melhorias que nossa cidade irá perceber já em 2020.

No Legislativo, já apresentei mais de 80 projetos de lei, 20 deles somente neste ano. Desses projetos, 10 se tornaram leis em BH, entre eles, a lei que incentivou a abertura de hospitais na cidade, que disponibilizará atendimento em libras nos espaços públicos, a instituição da semana da prevenção à depressão, a lei que pune postos que vendem combustível adulterado, a que pune estabelecimentos que permitem a prática de pedofilia e abuso sexual contra crianças e adolescentes, entre outras.

Também aprovamos em primeiro turno a Lei Municipal de Inclusão, um vasto trabalho que temos feito desde o começo do mandato, que será uma das leis mais modernas do Brasil. Uma grande conquista para as pessoas com deficiência.

Foram mais de 50 ruas completamente asfaltadas por nossos pedidos e, no bairro Novo das Indústrias, moradores do Beco 9, que tinham no quintal de suas casas um esgoto a céu aberto, finalizam 2019 esperançosos. Visitei o local, me reuni com moradores, insisti, briguei, até que recebemos a notícia tão esperada: o esgoto será canalizado, e as obras já começaram.

Outra obra que vai começar em breve graças a uma ideia que demos é a implantação das áreas de escape no Anel Rodoviário. Com isso, centenas de vidas serão poupadas todos os anos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por