Ter pai, ser pai

11/08/2017 às 18:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:02

Ontem comemoramos o dia dos pais. Esta data que celebramos todo ano é mais do que dar presentes, lembrar do abraço que não se deu, ou homenagear com um almoço. Necessitamos entender o verdadeiro papel que os pais exercem na sociedade e por que existe um dia específico para homenageá-los. Não falo do aspecto básico e rotineiro como o de ser o progenitor, ou o que trabalha e garante a renda da casa. Pai é a primeira referência de todo filho. É quem protege, ensina valores, mostra limites e sabiamente sinaliza e motiva prioridades. 

Eu tenho quatro filhos, três meninas e um menino. E além dos vários desafios vividos, aprendo a cada dia o que é ser pai, e ao ser pai reciclo valores para ser um ser humano melhor. Em meu dia a dia sou grato por ter um pai presente em minha vida, que muito me ensinou e me ensina a cada dia. Ele proveu sim, mas também me transmitiu valores e referências que trago para a vida. Hoje os tempos são outros, e como não tem manual para nos ensinar como ser pai, o que trazemos são nossas referências e ensinamentos, aquelas que aprendemos pelo exemplo dado por nossos pais, o que é fundamental para a formação de uma sociedade mais justa, fraterna e honesta.  

No dia 3 tive a alegria de homenagear 37 pais na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Foi um momento de reconhecer pais que são exemplos em nossa sociedade. Durante a homenagem, uma pequena biografia foi lida de cada um dos agraciados, a emoção foi geral. À medida que cada história era lida, pudemos perceber o quanto nosso país precisa de referências paternas, de pessoas que fazem o bem, que lutam pela justiça e ensinam o que é honestidade e valores para as futuras gerações. Veja a historia de cada homenageado em: irlanmelo.com.br

Independentemente de ser pai, temos o desafio e a responsabilidade sobre o legado que deixamos. Temos que lembrar que nossa cidade é uma grande família! Devemos ter leis que garantam sempre o respeito e a valorização de cada ser humano. Mas, as primeiras referências de valores são dadas no berço, quando ainda somos crianças. Escola ensina matérias, mas quem educa são os pais. É preciso separar as coisas.

Seus filhos, seus netos, sua família seguem os passos e exemplos deixados por ti. E sua cidade, a nossa cidade, vivencia na rua e no dia-a-dia os exemplos que ensinamos dentro de casa. A você que é pai e escolheu atuar e educar como pai, nosso parabéns pois pra você, todo dia é dia dos pais.#AcordaBH        

Texto co-produzido com Daniel Machado.    

 
     

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por