Testagem da população e a flexibilização em BH

Irlan Melo / 25/05/2020 - 06h00

Sempre defendi um retorno gradativo e responsável das atividades em BH. Os cuidados com a saúde pública são a prioridade neste momento, mas deve-se ter um olhar atento também à economia. É importante pensarmos em medidas que possam auxiliar as duas áreas. Na Câmara Municipal de BH tenho procurado somar esforços com a sociedade na prevenção e combate à Covid-19 e contribuir para a redução de seus impactos no município.

Uma de minhas principais sugestões é a testagem da população. O município tem realizado ações preventivas e certeiras desde o início da pandemia, mas houve uma defasagem quanto à testagem. A detecção precoce da Covid-19 é fundamental para definir estratégias de controle da pandemia, como mapeamento dos locais com necessidade de isolamento social mais rígido e também sobre onde já se pode iniciar o retorno das atividades sociais.

Nós insistimos, cobramos e a PBH anunciou que irá realizar mais testes na cidade a fim de auxiliar no controle da pandemia com o objetivo de verificar a presença do vírus e perceber também os anticorpos desenvolvidos pelas pessoas que foram infectadas. Será um avanço para a cidade, pois a partir disso, será possível traçar melhor o planejamento para a flexibilização nas regras de isolamento social.

Outra sugestão que fizemos, foi a Indicação 32/20 que propõe a isenção da incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os laboratórios de análises clínicas durante a pandemia, de maneira a incentivar e baratear os testes de detecção do vírus. Se aprovada, nossa indicação será uma grande aliada<CW-13> para a realização de maior testagem.

Na última sexta-feira, realizamos um audiência pública para debater a testagem da população de BH para a Covid-19, que contou com a presença de secretários municipais, entidades e associações de indústria e comércio. Foi um momento importante, pois uma discussão democrática entre o poder público e a sociedade civil a respeito das políticas voltadas à prevenção e combate da transmissão do vírus e à proteção da saúde dos belo-horizontinos é fundamental neste momento.

Sou totalmente a favor de iniciativas que visem maior testagem na população de BH. Este é um grande aliado para conseguirmos criar estratégias de combate à pandemia e para estudarmos um retorno seguro. A flexibilização responsável e com protocolos claros e testagem da população será uma grande aliada da retomada do crescimento econômico da nossa cidade.
Pelo seu direito, pela justiça.

 

 

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários