Espantosa resiliência!

26/07/2018 às 18:32.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:37

            É impressionante a resiliência política do ex-presidente Lula! É verdade que até mesmo analistas conservadores – como Demétrio Magnoli, Roberto Pompeu de Toledo e Reinaldo Azevedo – já haviam alertado que a prisão de Lula, bem como a proibição de sua participação no processo eleitoral, o tornaria uma espécie de “fantasma” a assombrar a eleição deste ano. Todavia, acredito que ninguém esperava que ele chegasse tão fortalecido politicamente a pouco mais de dois meses das eleições.

            Pelas informações que circulam nos meios políticos e midiáticos, a nova pesquisa da Vox Populi, que deverá ser divulgada oficialmente ainda esta semana, mostrará que o ex-presidente Lula supera os 40% de intenções de voto, superando com certa folga todos os demais concorrentes, o que lhe daria uma vitória ainda no primeiro turno. Esse resultado é parcialmente corroborado pelas mais recentes pesquisas realizadas em nível estadual, que indicam que o ex-presidente Lula teria 66% de intenções de voto no MA, 65% em PE, 58% no RN e 41% em MG. Os três primeiros são estados da região Nordeste, onde a liderança do ex-presidente se consolidou há muito tempo. Todavia, o resultado para MG representa uma grande notícia para o PT, pois é muito provável que, mais uma vez, Minas seja decisiva para a definição das eleições presidenciais.

            Outra pesquisa que tem trazido resultados animadores para o PT em nível nacional tem sido feita pela XP Investimentos e pelo IPESPE. Esses levantamentos – embora menos confiáveis, pois feitos por telefone e com amostras menores (os chamados trackings) – têm indicado não apenas a liderança do ex-presidente Lula, mas sua capacidade de colocar um seu indicado no segundo turno, o que também tem sido demonstrado de forma bastante consistente a partir das pesquisas do Datafolha. Tais resultados dão suporte à estratégia eleitoral do PT de levar a candidatura do ex-presidente Lula até o último momento possível. Solto ou preso, ele é decisivo para as eleições, como candidato ou como cabo eleitoral. Quadro que deixa seus opositores ideológicos em uma sinuca de bico: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

             O ex-presidente Lula também será um importante cabo eleitoral em várias eleições estaduais. Não é à toa que o governador de PE, Paulo Câmara (PSB), está tão ansioso para contar com seu apoio. No caso de Minas, seu crescimento terá potencial para fortalecer a candidatura à reeleição do governador Fernando Pimentel. Se a pesquisa mais recente (encomendada pelo PSB) já tinha mostrado que a candidatura do Sen. Antônio Anastasia não conseguiu tomar a dianteira da disputa eleitoral, a tendência é que a disputa fique ainda mais acirrada com o crescimento das intenções eleitorais do ex-presidente Lula em Minas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por