400 milhões no Cruzeiro: isso basta?

04/01/2022 às 19:40.
Atualizado em 05/01/2022 às 11:43

A História registra poucos empreendimentos no mundo que puderam contar com um investimento tão expressivo. É mais fácil uma empresa perder R$ 400 milhões que ganhar essa quantia. Mas isso bastará para o Cruzeiro resgatar os tempos de glórias? Claro que não.

Se isso bastasse, outros investidores já teriam feito a mesma coisa noutros clubes. Do mesmo modo, as boas condições econômicas de um aluno não garantem, por si só, o êxito nos estudos, nem nos concursos ou no Enem. Porque, assim como em qualquer empreitada de sucesso, os estudos dependem de planejamento, dedicação, disciplina e afinco.

Por outro lado, as redes sociais têm demonstrado que existem milhões de pessoas mundo afora que, embora nascidas em condições econômicas privilegiadas, decidiram fugir da escola. E pregam bobagens como, por exemplo, “vacina faz mal”, “a Terra é plana” e “o homem nunca foi a Lua”.

Aliás, quanto a essa última besteira, escrevi propositadamente sem a crase no “a”. Porque circula na internet a manifestação de um professor de Geografia que, ironicamente, concordou com os “terraplanistas” dizendo que, de fato, “o homem nunca foi a Lua”.

E custaram a entender que ele reproduziu a mesma frase infeliz, com a expressão “foi” do verbo “ser” (o homem nunca foi a Lua, assim como nunca foi uma pedra, ou nunca foi um poste). Mas basta crasear o “a” para que o “foi” pertença ao verbo “ir”. Porque – sim – o homem foi à Lua.

Então – leitor ou leitora –, imagine R$ 400 milhões investidos nos canais desses idiotas. Seria um desastre. A mesma coisa podemos dizer sobre o esporte. O investimento do Ronaldo no Cruzeiro é muito bem-vindo. Mas deve ser associado à dedicação e ao empenho de toda a nação cruzeirense, desde a diretoria, passando pelos funcionários, atletas e torcedores.

Esse é o caminho para uma aliança exitosa entre o capital e o trabalho. Que os marxistas mais ortodoxos me perdoem, mas, no que se refere ao triunfo no esporte ou nos estudos, o dinheiro e o trabalho com afinco devem marchar ombreados.

Em breve, quero ter notícias de sucesso dos meus alunos, leitores, seguidores e – claro – do Cruzeiro. A todos, de todas as torcidas, desejo bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por