A folia acabou

25/02/2020 às 17:21.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:45

Há controvérsias sobre a origem do Carnaval. Alguns historiadores apontam para os desfiles de carros navais, dos antigos gregos. Daí a palavra “Carnaval”. 

Outros afirmam que se trata de uma festa dos antigos romanos, em que as pessoas se fantasiavam de gladiador, ou de um militar de destaque, etc. Agiam assim por festividade, exceto os loucos, que misturam a ficção com a realidade.

A tradição pagã foi incorporada ao calendário católico, desde o início da Era Cristã. Então, a quarta-feira de cinzas, que marca o final da folia, passou a ser um chamamento à religiosidade, à reflexão e à penitência.

Não é por acaso que, no âmbito político-tributário, a quarta-feira de cinzas é também um chamamento para o acerto anual da declaração de renda. Para muitos empresários, o ano realmente começa depois do Carnaval.

E você que quer passar num concurso? Foi boa a folia? Seja qual for a sua resposta, dela eu não faço nenhuma valoração moral. Mas é chegada, para todos nós, a hora de retomar seriamente os estudos.

Mas se você é um Pierrot, Arlequim e Colombina, ansioso(a) pela volta da próxima folia, acabará se esquecendo de estudar. Aí, enquanto você segue na mesma posição social, aquele vizinho, que ninguém dava nada por ele, passará num concurso desejado por muitos. E aparecerá com um carro novo no bairro. E ampliará a casa para a família que está para crescer.

Isso te dará, durante todos os meses do ano, aquele gosto amargo de quarta-feira de cinzas. E a trajetória do seu vizinho será diferente porque ele entendeu que a folia pode até ser boa, mas não podemos viver eternamente nela. 

Então, mesmo que você esteja desanimado nesta Quaresma que começa hoje, ou se sentindo culpado pelos excessos carnavalescos, faça as reflexões necessárias sobre a sua vida. E tome a atitude de retomar os estudos.

Porque, neste mundo em que tanta gente nos desejam mal e nos julgam mal, podem destruir tudo que você conquistar. A única coisa que não conseguem destruir é o seu mergulho na mais empolgante aventura da humanidade: a aventura de aprender.

A todos eu desejo sucesso, que começa com bons estudos.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por