A vaca não dá leite

José Roberto Lima / 04/09/2019 - 06h00

Mário Sérgio Cortella, um verdadeiro “coacher” das relações humanas, falou sobre a conversa que teve com seus filhos, à medida em que cada um deles completou 12 anos. Ele dissera, desde muitos aniversários anteriores que, aos 12 anos, contaria qual é o segredo da vida. 

O mais velho ficou ansioso para saber. E, finalmente, quando completou 12 anos, foi ao quarto do pai de madrugada: “Pai, hoje eu completo 12 anos”.

- É mesmo, filho. Parabéns.

- Você disse que quando eu completasse esta idade iria me contar o segredo da vida.

Depois de solicitar que não contasse aos irmãos mais novos, ele começou: “O segredo da vida é que a vaca não dá leite”. O filho se espantou surpreso e o pai continuou:

Para tomarmos leite, temos que nos levantar de madrugada, pegar o balde, ir até o curral, passear entre os inevitáveis montes de estrume, conduzir uma das vacas até uma repartição separada do curral, amarrá-la, deixar o bezerro mamar um pouco, desinfetar as tetas e fazê-las esguichar o leite.

Embora a vida possa parecer fácil para muitas pessoas, que ganham tudo nas mãos, o mundo não é assim. Trazendo essa realidade para os estudos e preparação para concursos ou Enem, o aprendizado não vem por osmose, com os livros debaixo do braço, assim como o leite não vem da caixinha.

Quem quer prosperar, seja do ponto de vista econômico ou nos estudos, há de se esforçar. E não se trata de trabalhar feito um louco ou estudar noites a fio, deixando de lado a família, o lazer e as relações afetivas.

Mais importante que isso é o trinômio da moderação, persistência e paciência. E que tenhamos um ritmo, contemplando diariamente horas de trabalho, horas de estudos, atenção à família, lazer, etc. Estudando um pouco por dia (moderação), mas persistindo todos os dias, com a paciência de colhermos resultados depois de vários meses, o resultado desse trinômio será o sucesso. 

É assim que, quando a prole chegar, poderemos chamar os filhos, à medida em que cada um completar 12, para contar o segredo da vida: “A vaca não dá leite”. 

A todos e a todas eu desejo bons estudos.
 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários