Aonde sua estrela te levará em 2022

27/12/2021 às 18:21.
Atualizado em 29/12/2021 às 00:37

Os ateus deveriam ler os Evangelhos. Porque, em muitos casos, a História registra sinceras conversões religiosas. Mas, mesmo que o ateu não modifique suas convicções, a leitura será útil pela riqueza literária.

Vejamos, por exemplo, o caso do general, advogado, diplomata e escritor Lewis Wallace, também chamado de Lew Wallace. Nascido em Indiana/EUA em 1827, participou da Guerra de Secessão, mantendo-se leal às tropas sob comando do Presidente Abraham Lincoln. Ao final do conflito, foi nomeado Governador do Estado do Novo México.

Certa vez, expressando seu ateísmo durante um passeio com um líder religioso, disse não compreender a razão de as pessoas construírem tantos templos religiosos. Em resposta, o interlocutor deu-lhe um exemplar da Bíblia e o desafiou:

- Leia-a, Senhor Wallace. E encontrará a resposta.

De fato, aquele ilustre militar encontrou a reposta e passou a acreditar em Deus. Foi assim que ele se inspirou para escrever um clássico da literatura, do teatro e do cinema: Ben-Hur, que conta a trajetória de sofrimento e conversão de um príncipe judeu, tendo por pano de fundo o início do cristianismo.

Aliás, eis duas mensagens presentes nessa obra: a inutilidade da vingança e o triunfo do amor ao próximo. Então, nessas últimas horas de 2021, tire um tempo para assistir a esse clássico com sua família. Prefira a versão de 1959, com Charlton Heston.

E você verá que, assim como os Reis Magos seguiram a estrela indicada pelos anjos, Lewis Wallace também seguiu sua estrela. E o seu anjo foi quem o presenteou com a Bíblia. E, mesmo para quem é ateu, a riqueza literária dessa história nos leva a profundas reflexões.

A Estrela de Belém levou os Reis Magos até o Salvador. A estrela do General Wallace instalou-se no íntimo dele mesmo. E o inspirou a escrever uma obra-prima que levou, e ainda leva, milhares de pessoas a seguirem suas próprias estrelas.

O ano novo está chegando. E, trazendo esse texto para a temática desta coluna, que é sobre concursos e Enem, esteja certo de que 2022 será um ano de muitas oportunidades para quem estuda com afinco. E eu lanço estas perguntas para o leitor e para a leitora: aonde você quer chegar em 2022? Aonde sua estrela te levará no ano novo?

A todos, de todas as crenças e convicções, desejo bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por