Aprendendo a ensinar

12/01/2021 às 19:24.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:54

Uma das maiores dificuldades dos advogados que iniciam a carreira de professor é a ânsia de querer ensinar tudo numa única aula. Some-se a isso o sentimento de que são obrigados a saber tudo, e jamais deixar um aluno sem resposta.

Analisando essa e outras dificuldades, pelas quais passei há mais de duas décadas, encontrei motivação para elaborar minha tese de “Maestría en Educación” pela “Universidad del Centro de la Provincia de Buenos Aires”. O título, parafraseando a obra mais conhecida de Paulo Freire, é “Pedagogia do Advogado”. 

Heim?! Onde você pode adquirir um exemplar?! Calma!! Nenhuma editora ainda se interessou em lançar a obra. Mas tenho certeza de que é um guia útil para quem deseja ingressar no Magistério e ensinar seu ofício, seja o Direito ou qualquer outra formação. E, enquanto não temos a publicação, eis aqui algumas reflexões. 

Prepare sua aula delimitando claramente o que será lecionado. Faça um treino mental de como serão explicados os conceitos, as generalidades, as classificações e os detalhes específicos. Busque uma linguagem de fácil entendimento, como se você estivesse falando amistosamente com a pessoa do seu maior apreço. Desperte a emoção e o interesse dos alunos. 

Se surgir alguma pergunta alheia ao plano de aula, diga que o tema será estudado noutra oportunidade. Mas, caso prefira responder, seja breve e volte logo ao assunto da aula. E principalmente: esqueça esse negócio de que somos obrigados a saber de tudo. Se surgir uma pergunta, cuja resposta você desconheça, diga isso claramente. Mas indique uma fonte que pode ser consultada. E consulte-a o quanto antes, trazendo, se possível, a resposta numa das aulas seguintes.

Seguindo esse roteiro, você jamais será descrito pelos alunos com aquela famosa frase: “Ele sabe, mas não sabe ensinar”. Então, desejo sucesso aos colegas da advocacia, e aos amigos de quaisquer formações que queiram se dar bem no Magistério.

Os meus alunos e leitores hão de compreender o conteudo desse artigo, dedicado, dessa vez, a quem deseja lecionar. Porque, para você que almeja o sucesso num concurso ou no Enem, espero que tenha bons professores. 

A todos eu desejo um ano novo de bons estudos.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por