As lições de Maradona

01/12/2020 às 21:08.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:11

Para homenagear o craque Maradona, pensemos primeiramente nesta frase: “Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo”. Paulo Coelho parece ter feito intertextualidade com Johann Goethe: “Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”.

E eis que o garoto pobre, que morava num bairro modesto da Argentina, ousou sonhar. Tornou-se o jogador mais caro de sua época. Na Copa de 1982, em plena Guerra das Malvinas, derrotou simbolicamente as tropas inglesas. 

Ah... aquele gol de mão... e o esclarecimento dele na entrevista pós-jogo: “Marqué el gol con la cabeza y con la mano de Dios”. E, para não deixar dúvidas, fez mais um gol driblando quase o time inglês inteiro, do meio-campo até chegar no goleiro.

A trajetória dele, assim como a de tantas pessoas de infância sem privilégios, nos dá várias lições. Uma delas é que se engana quem pensa que ele já nasceu craque (embora a genética possa ter contribuído). Mas, se não houvesse esforços na direção dos sonhos, o universo ficaria em vão conspirando a favor. 

Outra lição é a generosidade em relação ao próximo. Quando ele brilhava na Itália, um garoto (de origem humilde como o craque) precisava de uma cirurgia e tratamento médico caríssimo. Então, Maradona convidou alguns colegas de futebol e fizeram um jogo beneficente. E levantou os fundos necessários para o garoto.
Claro que há uma lição amarga: o envolvimento dele com cocaína. Fico à vontade para falar desse tema. Afinal, além de escolas e faculdades, já palestrei em igrejas, times de futebol e – também – em clínicas de recuperação de drogados. Porque meu livro não é apenas sobre técnicas de estudos e memorização. É, sobretudo, para desenvolver a mentalidade vencedora.

Sobre essa lição amarga, ele teve a humildade de chorar em público, num sincero arrependimento. Então, as boas lições dele seguem válidas. Porque ele foi a prova viva de que vale a pena sonhar. E vale muito mais ainda o esforço para transformar sonhos em realidade. 

A todos eu desejo os melhores sonhos e a ousadia de, pelo esforço e pelos estudos, transformá-los em realidade.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por