Candidato ou concorrente no concurso da PF?

02/02/2021 às 18:46.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:04

O ano de 2021 será marcado por uma temporada de ótimos concursos. A Polícia Federal, por exemplo, está com inscrições abertas até o dia 9.2. Para você que vem se preparando há mais tempo, parabéns. Para você que começou a estudar agora, parabéns também. 

Nestas poucas semanas que antecedem a prova, é possível aprender e revisar muitos conteúdos. Então, não seja tomado por pensamentos do tipo “é muita coisa para estudar”. Sim, é muita coisa. Mas concurso é como uma partida de futebol debaixo de chuva: a intempérie vem para todos os atletas. 

É difícil? Claro que sim. Mas é difícil para todos. Evite, pois, aquela desculpa do time derrotado: “Nós perdemos porque estava chovendo”. O Emanuel Carneiro não perdoa e lança esta pergunta na Turma do Bate-Bola: “Estava chovendo só para o time que perdeu?

Também não seja tomado pela frase “ah, mas são muitos candidatos”. Sim, são milhares de candidatos. Mas os concorrentes são poucos. Candidato é aquele que se inscreveu para impressionar um vizinho, um colega de trabalho ou um familiar. 

Já o concorrente não quer impressionar ninguém. Ele tem um compromisso consigo mesmo de se manter firme na disputa. E, caso venha o fracasso, saberá que perdeu uma batalha, mas que a guerra continua. Assim, para o próximo embate, estará mais forte com suas armas, isto é, com o conhecimento auferido durante os estudos.

Estima-se que apenas 3% dos candidatos alcançam o status de concorrente. Portanto, quando for divulgada a relação de candidatos por vaga, divida o valor por 100 e multiplique por 3. E você encontrará a relação que realmente importa: a de concorrentes por vaga.

Se você estuda com afinco, se é um entusiasta em busca da vitória, é de você que a Polícia Federal precisa. A credibilidade e a admiração que a PF conquistou perante a sociedade brasileira se deve às atitudes de cada um dos seus integrantes, sobretudo as atitudes de honestidade e entusiasmo. 

É assim que, ao final de cada missão, voltamos para casa com a indescritível sensação do dever. Quem é (ou já foi) policial sabe do que estou falando. <TB>E, para você, que sonha pertencer à nossa instituição, desejo bons estudos. E, ao tomar posse, desfrute dessa indescritível sensação, toda vez que voltar para casa. 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por