Cinco meses ou cinco séculos

26/05/2020 às 20:34.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:36

Nesses tempos de intolerância e guerra contra o coronavírus, a nova geração enfrenta grandes desafios. E já se dividem entre os que desenvolveram a generosidade desde o berço, capazes de compreender o sofrimento alheio, e os que ainda não sabem o que é isso. Talvez aprendam com as privações que podem vir. 

E quanto tempo durará a quarentena? Para alguns jovens, essa pergunta pode ser assim completada: “Porque eu não aguento mais adiar minha viagem para a Disney”. Neste grupo podem estar os incapazes de compreender a frase de outro grupo: “Quero saber até quando vai a quarentena porque eu e minha família estamos passando necessidades”.

Para ambos os casos, há muito que aprender. E eu, que não sou médico, mas me orgulho de ser professor e concurseiro, faço um comparativo. Suponha que o isolamento social dure 5 meses. Ajuda saber que a humanidade esteve em isolamento por 5 séculos?

Quando olhamos a paisagem de um castelo, tendemos a apreciar a linda arquitetura, que nos remete às fábulas medievais. Essas construções tornaram-se típicas a partir da queda do Império Romano do Ocidente, quando as invasões bárbaras dominaram a Europa, seguidas das invasões árabes.

Isso durou os 5 séculos da Alta Idade Média. Durante todo esse tempo a Europa Ocidental ficou em isolamento. O comércio paralisou. E os reis, impossibilitados de defenderem seus territórios, delegavam poderes aos vassalos, que por sua vez tinham outros vassalos até chegar aos servos e camponeses. 

Quando os invasores chegavam, a única defesa possível era todos se abrigarem no castelo. Isso fortaleceu a solidariedade entre as pessoas, porque todos precisavam uns dos outros. 

Então - leitor ou leitora – se a atual quarentena te aflige, saiba que, em vez de 5 meses, a humanidade já passou por isso durante 5 séculos. E sobreviveu. E aprendeu muitas lições. Façamos desse tempo uma ótima oportunidade de aprender para a vida, para sermos generosos, e – por que não? - para sermos bem-sucedidos nos concursos. Porque – não tenha dúvida – os concursos voltarão assim que esta guerra acabar.
A todos eu desejo bons estudos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por