Concursos previstos para breve

29/06/2021 às 16:44.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:17

Há algum tempo eu postei o vídeo “Espionei: concurso da PF vem aí”. E veio mesmo (confira: https://youtu.be/YazaaS40Y38). Nos meus artigos, e também nas minhas palestras, eu reafirmo que haverá vários concursos em breve.

Quanto à espionagem, presente no título do vídeo, não se trata da ideia presente nos filmes clássicos de 007, com transposição do limite da legalidade, justificado pela defesa da Pátria.

Trazendo isso para os concursos, não me refiro a nenhuma atitude de fraudar a prova. Refiro-me à consulta dos dados disponíveis para todos. É o caso, por exemplo, das provas anteriores para o mesmo concurso. Quem “espiona” essas provas pretéritas, estudando-as, garante mais da metade de acerto na prova a ser realizada em breve.

Esse sentido ético de espionar também se refere à análise do contexto em que vivemos em determinado momento. E, por meio dessa análise, eu garanto que haverá muitos concursos nos próximos meses.

A pandemia gerou demandas de serviços públicos que precisam ser atendidas. Além disso, estamos em pleno ensaio para as eleições de 2022. Nenhum governante, nas três esferas de poder, não desejará a associação do seu nome ao caos nas repartições públicas.

Não é por acaso que o General Mourão, em mais de uma oportunidade, falou sobre a necessidade de pessoal para a fiscalização ambiental. E, perguntado sobre como as pessoas serão contratadas, respondeu taxativamente que será pelo meio ordenado constitucionalmente, ou seja, mediante concurso.

Além da área ambiental, eis outros concursos que prometem ser ótimas oportunidades: 1) o do Banco do Brasil, com centenas de vagas em todo o Brasil; 2) o da Polícia Federal, que já realizou as provas para as carreiras policiais (vem aí um novo concurso para os cargos não-policiais); 3) da Secretaria da Receita Federal, aguardado há um bom tempo; 4) de diversos órgãos de segurança, saude e arrecadação, nos três níveis governamentais.

Então, entre nessa guerra em duas frentes de luta: 1) não acredite nessa ladainha de que os concursos irão acabar; 2) siga estudando com afinco.

“E se eu estudar... estudar... estudar... e não passar? Vou perder tempo à toa”. Se a sua objeção é essa, pense na “capitalização” dos seus conhecimentos, o que será útil noutros concursos e noutras lutas da vida.

A todos eu desejo bons estudos.

*Advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor de Direito da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 15 Concursos”

 .

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por