DICAS DE CONCURSO Pequenas vitórias – grandes conquistas

22/04/2017 às 15:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

A disputa num concurso público requer uma mentalidade que não é muito distinta da necessária para as outras disputas que enfrentamos ao longo da vida. O candidato dever ter a mentalidade de um vencedor. E em que consiste a mentalidade de um vencedor? Como identificá-la?

Para essas duas perguntas, surgem variadas respostas. Mas, em linhas gerais, elas associam a mentalidade de um vencedor ao sucesso repentino e incomparável de alguém, numa dimensão que jamais será alcançada pelas “pessoas normais”.

Há até quem pense que o sucesso é um dom gratuito, desprovido de quaisquer sacrifícios. Essa visão equivocada do sucesso pode levar à rota contrária do vencedor, ou seja, um conjunto de pensamentos que tentam justificar o sucesso alheio e o próprio fracasso. Exemplos: “Meu vizinho passou no concurso porque não tinha que trabalhar como eu”. “Eu fracassei porque não tive apoio de ninguém”. “Ele passou porque, diferentemente de mim, não sofreu pela perda de um parente”. 

Poucas pessoas são sinceras consigo mesmas: “Eu não passei porque não estudei”. Também são poucas as pessoas que pensam no sucesso alheio como uma coletânea de pequenas vitórias. Não se valoriza, por exemplo, o aprendizado das quatro operações básicas da Matemática. E alguém pode até perguntar: “qual a vantagem disso se eu posso contar com uma calculadora?” A resposta: aprender as quatro operações básicas é uma pequena vitória, sem a qual você terá dificuldade de entender as operações exponenciais, as equações e outros temas complexos da Matemática.

Precisamos, pois, comemorar as pequenas vitórias ao final de cada lição, de cada aula, de cada revisão. Em vez de se espelhar no vizinho que você acha inalcançável, faça diariamente um somatório de cada pedacinho de conhecimento. Ao final de dois ou três meses, você verá que já conquistou um “pedação”.

A História registra milhares de exemplos de pessoas que, partindo do nada ou quase nada, viraram doutores, ocuparam cargos de prestígio, fizeram fortuna, alcançaram sucesso, triunfaram enfim. Na maioria desses casos, o que há de comum é uma trajetória de pequenas vitórias – grandes conquistas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por