Em cada concurso, uma batalha

06/07/2021 às 15:40.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:20

Eu venho “cantando a pedra” nas minhas palestras e nesta coluna: haverá vários concursos nos próximos meses. E aí está, por exemplo, o concurso do Banco do Brasil, com centenas de vagas.

A seleção para os cargos administrativos da Polícia Federal promete ser a próxima grande oportunidade de nível nacional. Muitos Estados e Municípios também já anunciaram concursos para os mais variados setores da Administração Pública.

E como se preparar para essas batalhas que virão? Para responder essa pergunta, imagine que você é um soldado e foi convocado para a guerra. Bem, não faz sentido você dirigir a palavra ao seu superior e perguntar algo como “e se eu lutar... lutar... lutar e morrer”? Ele te dirá que a sua morte não será em vão.

Comparando a guerra com os concursos, alguns candidatos costumam me perguntar: “E se eu estudar... estudar... estudar e não passar? E eu respondo: “Os seus estudos não serão em vão”.

Muitas pessoas são levadas a pensar num concurso como a única guerra que enfrentarão na vida. Então, se fracassam - e os fracassos fazem parte da história dos vencedores - sentem-se definitivamente derrotados, como se novas oportunidades nunca voltassem a se repetir (nem na vida e nem noutros concursos).

Além disso, há os que são tomados pelos boatos desanimadores. Exemplos: “esse concurso é de cartas marcadas” ou “se você passar, vai ter que fazer rachadinha com o seu chefe” ou “concurso vai acabar”, ou “esse concurso é só para quem tem pai rico, e fica só estudando”.

Quanto a essa última objeção... ah, quantas pessoas eu conheço que, embora de origem social elevada, fracassaram em tantas batalhas. O contrário é verdadeiro: conheço moradores de rua que passaram num concurso.

O segredo está na abnegação, disciplina, empenho e determinação de um soldado. E também está na compreensão de que enfrentamos muitas batalhas, até que venha a vitória na guerra. E cada um dos concursos que você fizer não será uma guerra, será uma batalha.

Então - leitor ou leitora - eu te desejo que as suas melhores batalhas te levem à vitória na guerra. Essa é uma outra forma de te desejar bons estudos.

*Advogado, delegado federal aposentado, mestre em Educação, professor de Direito da Faculdade Promove e autor de “Como Passei em 15 Concursos”

 .

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por