Homens e máquinas

José Roberto Lima / 14/08/2019 - 06h00

“Ativado neste instante um complexo de comunicação para te colocar em dia com o mundo”. Na década de 80, assim começava o jornal da emissora de rádio líder de audiência em Minas. E o locutor concluía: “Homens e máquinas em ação”.

O Poder Público, se quiser prestar serviços eficientes aos cidadãos, há de resgatar esta frase. Ocorre que o fenômeno da “inteligência artificial” tem levado os gestores a supor que as máquinas bastam para a atender as pessoas.

É o caso da fila pela internet, formulários que são conferidos eletronicamente, como se o elemento humano pudesse ser descartado. Mas, vejamos, por exemplo, o que ocorreu recentemente no Aeroporto de Guarulhos.

Ladrões fortemente armados subtraíram quase uma tonelada de ouro. Uma das câmeras registrou os fatos, mas não havia um funcionário para visualizar a cena e acionar as forças de segurança. Somente no dia seguinte essas imagens foram vistas.

Então, do que adiantou todo o aparato das máquinas. Ou será que alguém pensa que existe aplicativo para, além de filmar o roubo, ir até o local, dominar a situação, dar voz de prisão aos bandidos e conduzi-los à autoridade policial? 

Diante de crimes como o de Guarulhos, aparecem discursos sobre a ineficiência da polícia. Ora, como ser eficiente se não foi acionada com a rapidez que as máquinas permitiriam, se fossem conjugadas com o elemento humano? 

Este é apenas um (mau) exemplo do que ocorre em muitas repartições públicas. Algumas correm o risco de fecharem nos próximos meses por falta de pessoal. Então, por mais que o atual governo esteja determinado a não realizar concursos, e as finanças tornam compreensível essa medida imediata, chegará um momento em que a renovação dos quadros será inevitável.

Caso contrário, a frase cunhada no rádio mineiro, falando de “homens e máquinas em ação”, seguirá uma realidade no jornalismo, mas um fiasco no serviço público. Assim, se o seu plano é ser funcionário público, comece a se preparar já. Cedo ou trade, serão abertas inscrições para vários concursos.

A todos e todas, desejo bons estudos.
 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários