Isolamento e saúde emocional

20/04/2020 às 21:37.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:19

Nestes tempos de isolamento por causa da Covid-19, algumas pessoas começam a se queixar de distúrbios emocionais. De fato, o tema é sério e merece atenção. Mas isso não é novidade para os concurseiros que realmente estudam com afinco.

Conheço muitos casos de candidatos que, só por serem candidatos e levarem a sério os estudos, passaram a ser hostilizados por familiares, por óbvios sentimentos de inveja. E decidiram se isolar no quarto para estudarem em paz.

Ouvi confidências de alunos e alunas, cujos cônjuges, também incomodados com o futuro promissor da esposa ou do marido, passaram a fazer todo tipo de chantagem emocional. E eis a mesma solução: isolamento para os estudos renderem. Esses são os casamentos que não deram certo, mesmo quando perduraram por anos a fio. 

Portanto, não é novidade que muitos estudantes, especialmente os que se preparam para concursos e para o Enem, paguem o preço de distúrbios emocionais. Estes variam desde queixas nas relações familiares, passando por solidão, até doenças psicossomáticas graves.
De acordo com as recomendações de médicos em várias especialidades, os sintomas no corpo geralmente começam pela queda da imunidade. E podem se agravar rapidamente. 

Então, cabe a pergunta: vale a pena estudar? Ah, vale!! Como vale a pena!!! Primeiro porque é empolgante embarcar na maior aventura da humanidade: a aventura de aprender. Segundo - e muito importante - porque você pode conquistar relações afetivas que realmente valem a pena. Aí, em vez de hostilidades, você terá apoio. 

Agora o leitor ou a leitora me pergunta:

- E o isolamento por causa do coronavírus? 

Bem... esse é realmente um problema novo, ao qual todos nós precisamos nos adequar. Para quem diz que o mundo não será o mesmo depois que vencermos essa guerra, eu digo que o mundo já não é o mesmo, sobretudo quanto à nova realidade social do trabalho.

Mas, para você que tem boas relações de afeto, a opção de se isolar é para se proteger da Covid-19, e não das pessoas. O vírus passará, e as pessoas amadas ficarão.

A todos e todas, de modo especial às pessoas do meu afeto, desejo bons estudos.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por