Parabéns! Você foi selecionado!

22/04/2017 às 20:19.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:14

Em 1859, após expedições que duraram vários anos, com passagem inclusive pelo Brasil, Charles Darwin lançou seu livro “a origem das espécies”. Desde então, nenhum outro tema gerou tanta polêmica quanto aos propostos em sua teoria da evolução. Nos Estados Unidos, por influência de grupos religiosos, existem escolas proibidas de lecionar o “evolucionismo”, sendo obrigadas a optarem pelo “criacionismo”.

Nascido numa família de tradições religiosas, Charles Darwin, após abandonar o curso de Medicina, chegou a estudar Teologia. Mas notabilizou-se pelas suas observações e anotações de Botânica e Zoologia.

Nos primeiros anos de casamento acompanhava a esposa e os filhos até os cultos dominicais. Com o passar do tempo, deixou de acompanhá-los. Embora esta atitude possa sugerir o ateísmo, ele seguiu contribuindo com as obras e ações sociais da Igreja Anglicana, o que indica uma virtude reconhecida pelas pessoas do seu meio social: a bondade.

Qualquer que seja a convicção de alguém, não se pode negar que Darwin influenciou na formação do pensamento moderno de biólogos, médicos, cientistas sociais, filósofos e mesmo de líderes religiosos que se empenham em conciliar ciência e religião. Nesse sentido, a ideia de que evoluímos a partir da seleção natural é útil para reflexões de quem quer se dar bem na vida, seja num empreendimento, na realização de um sonho, no incremento dos estudos e – por que não? – no sucesso num concurso.

Então, quando você for tomado pelo desânimo, quando achar que não há mais saída nem esperança, lembre-se que você é o resultado de muitos eventos da seleção natural. Os avós dos tataravôs dos seus ancestrais, numa sucessão de acasos, encantos ou de convenções sociais, acabaram por se encontrarem numa relação sexual. Entre milhões de espermatozoides, um foi selecionado para fecundar um óvulo, gerando uma nova vida, perpetuando-se durante várias gerações, até chegar a sua vez.

Assim, se você acha que está tudo perdido só porque fracassou numa prova, pense nas infinitas seleções que resultaram na sua existência. Será melhor ainda se você professar alguma religião, pois, neste caso, é mais fácil pensar sobre o grande milagre que se repete diariamente: o milagre da vida.

Qualquer que seja a sua convicção, contra ou favorável a Charles Darwin, qualquer que a seja sua crença, não desanime diante de um fracasso. É nestas horas que temos de ser fortes para não cometermos o pecado universal entre todas as denominações cristãs: o pecado contra a esperança.

É nos momentos de fracasso que temos de reforçar nossa certeza de que somos o resultado de muitas seleções. Você pode acreditar que elas provêm de Deus ou da natureza. Melhor ainda se você acreditar que elas provêm de ambos. Em qualquer caso, não desanime. Afinal, parabéns! Você foi selecionado!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por