Questões de concurso: as 4 possibilidades

05/08/2020 às 16:30.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:12

Com tantos “causos” dos meus tempos na Polícia Federal... com as histórias da pandemia... e até com Desembargador dando “carteirada”... Ah, fica até difícil nos atermos ao assunto principal desta coluna: técnicas de estudos e de memorização.

Então, reflitamos sobre este tema específico, que é de interesse de 13 milhões de pessoas que buscam aprovação num concurso, e de outros milhões que querem passar no Enem. Falemos sobre as quatro possibilidades numa questão de múltipla escolha.

A primeira possibilidade:
Você saber qual é a alternativa a ser marcada. Mas cuidado. Muitos candidatos costumam procurar armadilhas onde elas não existem. Confie em você mesmo. Se a questão te parece fácil, é porque você estudou. Marque a opção correta e saia para o abraço.

A segunda possibilidade:
Você sabe quais alternativas não devem ser marcadas. Use a mesma lógica da possibilidade anterior.

A terceira possibilidade:
Você sabe que algumas alternativas não devem ser marcadas, mas está em dúvida entre duas ou três delas. Bem... siga resolvendo as demais questões e deixe essa para o final. E aproveite para espionar a prova, ou seja, leia atentamente todos os enunciados. Desse modo, juntando o que você sabe, talvez se lembre de algum conteúdo a mais. Assim, aquela dúvida ente duas ou três alternativas pode ser superada.

A quarta possibilidade:
Você não sabe nada sobre o que é perguntado na questão. Para quem estuda adequadamente, essas questões são raras. Mas, se isso ocorrer, use a intuição, sobretudo se no enunciado houver a palavra “exceto” ou qualquer expressão negativa. Porque, nesses casos, todas as alternativas estarão corretas, exceto uma. E a tendência é as corretas terem pontos em comum, enquanto que a errada destoa das demais.

Se essa intuição não funcionar, faça um levantamento estatístico e veja qual alternativa aparece com menos frequência. Então, para todas as questões que você não souber nada, escolha essa alternativa que menos aparece. Sua chance de acertar será aumentada.

Recentemente eu ajudei uma amiga a resolver uma prova de Direito Tributário. E confesso que não é a área jurídica que eu mais domino. Adotando os critérios acima, juntando o que ela e eu sabemos com a nossa intuição, descobrimos todas as alternativas corretas. E ela saiu para o abraço.

Ah! Convém esclarecer: era um exame simulado. Quando for o exame de verdade, ela vai ter que se virar sozinha. Mas está, a cada dia, mais preparada.

Mudando o rumo da prosa... desejo bons estudos para todos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por