É preciso olhar adiante

20/07/2020 às 06:38.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:04


Passados quatro meses desde que o governador Romeu Zema decretou o estado de calamidade pública no estado de Minas Gerais, chegamos à semana epidemiológica de maior pressão de leitos e conseguimos, até aqui, garantir atendimento a todos. Isso deriva de um intenso e longo trabalho de planejamento, que garantiu a expansão de mais de 70% dos leitos de UTI no estado, podendo chegar a um número próximo de 100% de aumento nos próximos dias. O trabalho até aqui foi feito e Minas colhe os resultados, tendo a menor taxa de mortalidade do Sudeste.

Mas olhar para trás não garante, indefinidamente, bons resultados para o futuro. É preciso olhar adiante.

Fomos o primeiro estado a organizar um programa estruturado em bases científicas para a retomada da economia, trabalhando com critérios de taxa de ocupação de leitos e de velocidade de contágio, em cada uma das regiões do Estado, para garantir segurança na reabertura da economia, com reavaliações semanais. O sucesso do programa garantiu que quase 50% dos municípios que aderiram ao programa estejam, nesse momento, com parte de suas atividades retomadas, enquanto a maior parte das grandes cidades que não aderiram à proposta passaram por agravamento da situação de saúde e endurecimento das regras de isolamento.

Nesse momento, contudo, é preciso avançar e, para isso, o Estado abriu na última semana uma consulta pública para colher de especialistas, entidades e da sociedade civil, em geral, propostas de aprimoramento do Programa Minas Consciente, para que nesse momento, possamos evoluir com mais velocidade e sem abrir mão da segurança, em direção ao retorno à normalidade – ou à nova normalidade, como provavelmente será o caso.

O objetivo do governo é, em diálogo com a sociedade e com especialistas, avançar com responsabilidade e agilidade na direção das medidas que possam garantir a Minas o melhor desempenho também na saída da crise.

Você está convidado a participar desse esforço. Acesse o site http://www.consultapublica.mg.gov.br/ e compartilhe a sua visão. Contamos com a sua contribuição!

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por