Mais um ano, menos um ano

23/12/2020 às 19:47.
Atualizado em 27/10/2021 às 05:23

Eu comecei 2020 me recuperando dos impactos causados pela minha atuação nos processos de cassação de dois vereadores. Nessa mesma semana, ano passado, encerrava a minha escolta policial, que teve de me acompanhar por seis meses. Era também o momento em que eu me preparava para ser candidato a prefeito de Belo Horizonte. O ano terminava sem que eu tivesse a menor suspeita do que viria a ocorrer em 2020.

O ano começou alterando todos os meus planos e previsões, a começar pelo convite do governador para assumir a Secretaria-Geral do Estado de Minas Gerais; e, ato contínuo, todos nós acabamos sendo atropelados pela pandemia de Covid-19.

Em março, me dediquei à organização das primeiras medidas frente à pandemia, com instalação do Comitê Extraordinário e organização da força de resposta.
Abril foi dedicado às soluções de apoio aos municípios e compra de EPIs, garantindo que em Minas não faltassem equipamentos ou insumos.

Maio veio com o início da expansão de leitos, levando Minas à condição de maior ampliação de UTIs no país.

Julho era o mês do “pico” e agosto chegou com o platô.

Em setembro, mesmo diante da pandemia, Minas aprovou a reforma da previdência dos servidores públicos, um passo importante na busca do equilíbrio fiscal do país.

Outubro e novembro consolidaram a posição de Minas como o Estado que melhor enfrentou a pandemia, com ampliação real de leitos, estruturação de um programa de retomada e, por tudo isso, somos o Estado com o menor índice de mortos em todo o país.

Para terminar o ano, apesar de tudo isso, com o arco de atração de R$ 32 bilhões em investimentos, com a chegada de projetos como Amazon, Mercado Livre, Heineken, Ambev, Alpargatas e Grupo Petrópolis, comemoramos o maior salto na história do Ideb do ensino médio no Estado e o menor índice de crimes violentos dos últimos nove anos, além de recorde do agro, com vendas que superaram em 9,6% as de 2019.

Precisamos seguir nesse rumo e aprofundar as reformas – 2021 pode ser tudo o que 2020 não foi e muito mais.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por