Planejamento e trabalho, nessa ordem

15/01/2021 às 17:59.
Atualizado em 05/12/2021 às 03:56

Ouço, todos os dias, perguntas sobre as razões dos bons resultados do Governo de Minas no combate à pandemia e a minha resposta é sempre a mesma: Planejamento e Trabalho, nessa ordem.

Ampliação em mais de 70% no número de leitos de CTI, porque desde janeiro o Estado já havia instalado o Centro de Emergência em Saúde para a Covid, quando a doença ainda estava restrita à Ásia. Estruturando hospitais dedicados e acionando toda a sua rede para ampliar estruturas definitivas e não provisórias.

Respiradores mais baratos, porque iniciamos as negociações assim que foi definida a ampliação de leitos, compassando a velocidade de entrega com a disponibilidade dos leitos e inovando na forma de negociação internacional das compras.

Menor número de mortos, porque a expansão de leitos e a oferta de medição seguiram as demandas de cada médico, e não a disputa na mídia sobre qual região ou qual tratamento deveria ser priorizado.

Menor perda do PIB do Sul e Sudeste, porque estruturas programas sociais de renda e alimentação dos mais vulneráveis, mantivemos a atração de investimentos mesmo nesse período e estruturamos o mais completo programa de retomada econômica com recomendação de protocolos de segurança para as prefeituras.

Agora é a hora de nos prepararmos para a vacina. Começamos a compra de seringas e agulhas ainda em setembro, adquirimos os equipamentos para garantir o resfriamento, definimos a estratégia logística e agora mobilizamos inclusive as aeronaves do Estado para garantir que as vacinas cheguem a todas as pessoas que queiram se vacinar, assim que disponibilizadas pelo governo federal. Enquanto muitos anunciavam que estavam negociando a aquisição de vacinas que nunca serão entregues, porque o Plano Nacional de Imunização é centralizado, outros vários brigavam por essa ou aquela vacina, Minas se organizou para garantir velocidade e universalização.

Planejamento, pensando no futuro para agir, e trabalho, para garantir que o plano saia do papel, mas sempre nessa ordem, para que não se desperdice recursos, energia e tempo, especialmente porque tudo isso anda em falta...

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por