"A praça é do povo"

31/07/2020 às 14:45.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:10

Neste tempo de pandemia, com muitas praças de Belo Horizonte fechadas para evitar aglomerações, tenho ouvido de muitas pessoas relatos sobre a saudade de voltar a frequentar estes espaços públicos. Então, me vi questionando, por que as praças são importantes referenciais na vida das comunidades. A resposta a gente já encontra nos relatos da História.  Desde a antiga Grécia, estes espaços existem e foram criados com objetivo de serem locais de trocas, de cerimônias, de sociabilidade e sobretudo de prática da democracia. Denominados de Ágoras, nestes espaços públicos aconteciam os principais debates e votações para decidir sobre o funcionamento das cidades.

Ao longo da história, estes espaços públicos foram se transformando e assumindo diferentes tipos, mas guardaram suas funções sociais, econômicas e políticas. Assim como a rua, as praças e parques são como uma extensão do lar em diversas comunidades, observadas e vivenciadas por meio de atividades cotidianas, como as brincadeiras infantis, passeios, exercícios físicos, encontros de vizinhos, ou sazonais, como as festas tradicionais, eventos culturais, de protestos e outros. A rua é um lugar de circulação e a praça um espaço intencional do encontro, da permanência, dos acontecimentos, de práticas sociais, esportivas, de lazer, de manifestações da vida urbana e comunitária.

Este caráter multiuso dos locais públicos é que os tornaram espaços de referência em todo o mundo. Assim como a rua, as praças e os parques funcionam muitas vezes, como uma extensão do lar, um marco zero das cidades, dos bairros. Assim, devido à importância destes locais, sabemos que projetos para revitalização de praças e parques são ações importantes também para garantir uma maior segurança. A revitalização e ocupação pelas comunidades contribuem para a redução dos níveis de criminalidade nos locais. Os exemplos das cidades de Bogotá e Medellín, com projetos de urbanismo social reduziram os índices de criminalidade por meio da recuperação de espaços públicos.

Por isso são muito importantes projetos de manutenção constante das praças, porque segundo estudiosos, elas formam o maior símbolo da ideia de convivência humana. Assim, acreditamos que os projetos de revitalização de praças e parques são ações notáveis para as transformações que todos nós almejamos, com ambientes públicos saudáveis e marcantes. Também locais de constante utilização pela população, materializando na prática uma frase dos versos de Castro Alves: “a praça é do povo”.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por