Arte da degradação

20/03/2020 às 22:46.
Atualizado em 27/10/2021 às 03:02

Ao longo dos anos, muitos locais na cidade vão ficando degradados e necessitam ser revitalizados. Um exemplo é a rua Januária, no bairro Floresta, que segundo os moradores próximos ao local, apresenta riscos de assaltos e outras contravenções, por causa da passarela lá perto que também abrange a rua Varginha e dá acesso ao centro da cidade. 

Agora, através de iniciativa da Funarte/MG – Fundação Nacional de Cultura, coordenada em Minas por Maurício Canguçu, o local vai passar por uma grande revitalização e com muita arte. Tanto o muro da Funarte MG, quanto a passarela receberão grafites inspirados em parte da obra de Yara Tupynambá, que participará do processo em conversas e aulas de muralismo com os grafiteiros. 

Nestes grafites, quadros de Parques de Minas, feitos pela artista plástica que tem como tema a preservação da natureza, serão reproduzidos pelo olhar de artistas plásticos convidados pelo artista Ataíde Miranda, que está comemorando 10 anos no mundo dos grafites. Realmente, o local que está bastante degradado vai ganhar um novo visual e certamente se tornará mais espaço artístico de grande importância em Minas, pois Yara Tupynambá é um ícone das artes plásticas em nosso estado.

Yara Tupynambá tem mais de 60 anos de carreira e tornou-se um emblema da arte produzida em Minas e na segunda metade do século XX. Estima-se que a artista realizou mais de 4 mil trabalhos, em telas, murais, painéis e gravuras e em todos retrata mensagens de amor ao país, a Minas e ao povo mineiro.

Por isso, uma leitura da obra de Yara Tupynambá, permite ver períodos da história de Minas Gerais, como a época dos desbravadores, dos inconfidentes, de alguns ciclos econômicos, como a pecuária, a mineração, a siderurgia. Sua obra também retrata ícones de Minas, como as flores, o sertão, as montanhas, os parques, as cidades históricas, oratórios, santos e outros elementos da cultura mineira. 

As pinturas que serão feitas no quarteirão da rua Januária, no bairro Floresta vão retratar parques de nosso estado, mostrando nossas belezas naturais e reforçando a temática de preservação do meio ambiente. Realmente mais um presente desta grande artista para nossa capital e no caso, bem especialmente para os moradores do bairro Floresta, que circulam bastante pelo local. 

Uma grande ideia da Funarte e de seu coordenador Maurício Canguçu, ao convidar Yara Tupynambá para dar nova vida e visão com muita arte a um local degradado pelo tempo. Vamos torcer para mais iniciativas como esta. BH merece.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por