Arte e cultura na Covid-19

Professor Wendel / 04/05/2020 - 09h40

Nesta época de pandemia do Covid-19, a arte e a cultura estão sendo importantes para a prática da solidariedade e também como elo de união entre as pessoas, que estão vivendo o isolamento social. Recentemente, aconteceu o Festival “One World: Together at Home”, que reuniu cantores de várias partes do mundo, cantando de suas casas, com transmissão por redes de TV e plataformas on line para o mundo. 

O dinheiro arrecadado foi para os profissionais de saúde e também para instituições assistenciais aos mais necessitados. O famoso tenor Andrea Bocelli fez live, no Domingo de Páscoa, na Catedral de Milão, vazia e acompanhado apenas por um organista e assistido por milhares de pessoas ao redor do mundo. Dezenas de artistas aqui no Brasil estão fazendo lives para arrecadar donativos, como a dupla João Lucas &Diogo, que repassaram centenas de alimentos para o Projeto Brasil Melhor distribuir para as pessoas carentes. Lô Borges cantou da varanda de sua casa para os vizinhos e assim, artistas conhecidos do público ou anônimos cantam de suas janelas, sendo acompanhados por vizinhos. 

Pelas redes sociais temos vistos outros exemplos, como em Ouro Preto, uma pessoa tocando músicas clássicas com sua gaita pelas ruas, o tenor Carreras cantando “La Traviata” de sua varanda, italianos cantando “Bela Ciao”. Museus famosos estão oferecendo “visitas” on line, bem como galerias de exposições artísticas. São inúmeros os exemplos pelo mundo de como as pessoas estão utilizando a arte e a cultura para preencher este momento de isolamento social.

Estudiosos das áreas afirmam que a arte e a cultura são fundamentais para a vida da sociedade, pois é por meio delas, que conseguimos expressar as nossas emoções e sentimentos, seja através de música, da pintura, da escultura, da gravura e demais técnicas. Também afirmam que a arte e a cultura têm o poder de transformar vidas, porque trazem mais sensibilidade, felicidade e acalento para a vida de muita gente que precisa, que sofre e que vê na arte uma verdadeira forma de alívio para as dores do cotidiano. Muitas expressões artísticas como a música possuem uma linguagem universal onde todos se entendem não somente através da letra e partitura, mas pelo ritmo e som. 

Da mesma forma a imagem promove um entendimento universal, seja através da pintura clássica à moderna aos emojis da atualidade, “falamos” com a linguagem das imagens. Assim, a arte e a cultura estão colocando as “pessoas juntas”, mesmo através de sacadas e janelas durante o isolamento social. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comentários