Biblioteca inclusiva

03/01/2020 às 17:08.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:11

Belo Horizonte tem muitas instituições interessantes e algumas são pouco divulgadas e conhecidas. Por isso, vou escrever neste espaço alguns artigos sobre elas. Primeiro, abordo sobre a Biblioteca Pública e, mais especificamente, seu Setor Braile. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizei, recentemente, uma visita à Biblioteca. Tenho uma grande simpatia por bibliotecas, porque elas exercem um papel social determinante para a inclusão dos indivíduos na cultura, e está admiração aumentou quando conheci com detalhes o Setor de Braile.

 Fui recebido por Alessandra Gino, diretora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, e por Glicério Ramos da Silva, coordenador do Setor Braile, que tem deficiência de visão. A Biblioteca possui um acervo de 2 mil livros em Braile e dois mil audiolivros. Além dos livros em Braile, as pessoas com deficiência visual contam com o apoio de 1.200 voluntários cadastrados, que fazem as leituras dos livros comuns da própria biblioteca ou de livros que essas pessoas levam, porque gostariam de conhecer aquelas obras. Os diretores da biblioteca contaram que muitas pessoas se oferecem para ser voluntárias, mas que, no momento, não estão aceitando, por causa do espaço.

Além da literatura, os voluntários leem vários livros técnicos para as pessoas com problemas de visão, pois muitos vão prestar Enem ou já estão na faculdade e precisam estudar nos livros técnicos. Como os voluntários são de várias áreas do conhecimento, e alguns professores, eles também ajudam a tirar dúvidas nas áreas de português, matemática e outras, das cerca de mil pessoas por mês com deficiência de visão que frequentam a biblioteca.

O Setor de Braile da Biblioteca Pública é muito bem equipado e possui impressora em braile, linha braile para conectar celular, computadores em braile e lupa eletrônica para garantir a acessibilidade. Um investimento muito importante na área de inclusão, pois o Setor de Braile da Biblioteca Pública funciona como um centro de cooperação, de encontro, convivência e troca de experiências.

Um trabalho louvável. Cada vez mais as instituições devem se inserir no universo da acessibilidade. E, uma biblioteca, por sua importância como fonte de informação e fomentadora do conhecimento, deve prestar serviços de modo a satisfazer as necessidades de informação dos diversos tipos de públicos.

A Biblioteca Pública, além de importante fonte de informação e conhecimento, cumpre também o objetivo de inclusão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por