Cidadela: cidades inteligentes

16/01/2020 às 15:56.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:19

Muitos projetos que apoiam comunidades acontecem em Belo Horizonte. Um exemplo é o Cidadela, um projeto de cidades inteligentes que desenvolve meios de levar qualidade de vida, cultura, esporte, lazer, segurança e vários outros benefícios para o bairro, coordenado por Alberto Reis. Tudo que é gerado de lucro dentro do projeto é revertido em benfeitorias para o bairro, sem depender diretamente do poder público, conectando moradores, comerciantes e lideranças comunitárias e públicas em ações que possam contribuir para melhorias da região. 
Como mecanismo de estímulo à cidadania, o Cidadela tem três meios de geração de recursos para a implantação de iniciativas sustentáveis nos bairros de Belo Horizonte. O primeiro é o Aplicativo By Door Cidadela, uma ferramenta que agrega muito valor à vida das comunidades. Com ele, uma pessoa pode interagir com os moradores do bairro apontando os problemas, votando, acompanhando as obras e ações da região. E, ainda, interagindo com os eventos e ações do bairro, com vizinhos e amigos e vários outros benefícios.
 Além disso, a pessoa pode divulgar seus serviços e produtos como um catálogo do bairro e ainda contribuir para melhorias da região, gerando qualidade de vida e muita coisa boa para todos. O app também possui uma funcionalidade, permitindo às pessoas indicar onde o dinheiro arrecadado deve ser aplicado: se na reforma de uma praça, câmeras de segurança, por exemplo.
O segundo é a Internet gratuita, que consiste na instalação de internet de acesso gratuito em ruas de maior movimento de pessoas. Para acessar a internet nesses pontos estratégicos, o usuário deve fazer alguma ação de engajamento nas redes sociais dos anunciantes, que são as empresas que vão patrocinar o sinal gratuito de internet. 
O terceiro é formado pelos grandes eventos, com objetivo de reunir doações que serão destinadas a instituições de caridade ou famílias carentes. O projeto funciona por meio de parceria com prefeituras e grandes empresas. Um exemplo foi o evento denominado “Abraço na Pampulha”, que aconteceu no dia 15 de dezembro, com objetivo de conscientizar os mineiros a cuidarem de Belo Horizonte. O evento foi um sucesso, com a participação de centenas de pessoas, reunidas desde a Praça dos Esportes até a Igrejinha da Pampulha. 
A partir de janeiro, o Cidadela quer promover ações de dança, artes marciais e lazer, em vários espaços públicos de BH, para levar qualidade de vida através da prática esportiva e oportunidade de convivência. Realmente, um projeto cidadão.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por