Coleta seletiva solidária: futuro sustentável

11/08/2017 às 18:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:02

Muito se fala sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente, como diminuir nossas ações prejudiciais e como tentar recuperá-lo. Também muito se comenta sobre a necessidade de criarmos projetos de geração de emprego e renda para a população. A coleta seletiva solidária é um projeto que agrega estes dois propósitos, e, por isto, recebeu meu apoio desde o início. Esta coleta é uma proposta articulada entre o Fórum Lixo e Cidadania, SLU, UFMG, CoopersolLeste e Associação dos Moradores do Bairro Floresta.

Mas o que é coleta seletiva solidária? É aquela realizada porta a porta por catadores de Cooperativas de Material Reciclado e não mais por empresas, que custava três vezes mais caro do que a realizada por catadores. Uma boa economia para os cofres públicos. Também este tipo de coleta elimina o uso de levs, recipientes que os moradores tem que levar os reciclados até o local, mas que acabava virando um verdadeiro depósito de lixo, porque muita gente levava outros tipos de rejeitos, que muitas vezes eram remexidos e virava aquela mistura de reciclado com orgânico. 

Entendido que era importante a atuação dos catadores porta a porta, a coleta seletiva solidária começou como projeto piloto, no bairro Floresta, no dia 26 de novembro de 2015, realizada pela CoopersolLeste. O material reciclável é recolhido pelo caminhão da prefeitura, especialmente destinado para esta coleta e levado para o galpão da Cooperativa, no bairro Granja de Freitas. O sucesso foi tanto que no dia 16 de fevereiro deste ano deixou de ser piloto para se estender por todo bairro. Os resultados são realmente maravilhosos. Todas as quintas-feiras, quando os catadores passam de porta em porta, são recolhidas 16 toneladas de material reciclável, que gera renda mensal para várias pessoas. Isso já contribuiu para tirar só na região, oito moradores que viviam abaixo da linha de pobreza pelas ruas.

Em recente reunião do Comusa – Conselho Municipal de Saneamento, foi anunciado que esta coleta deverá ser estendida para toda Belo Horizonte. Esta proposta contará com o mesmo apoio que dei desde o nascedouro do projeto piloto no bairro Floresta. Porque é uma iniciativa importante dentro da nova postura de trabalharmos por cidades mais sustentáveis e de buscar fora dos chamados empregos formais fontes de geração de renda para a população. A coleta seletiva solidária está demonstrando que é uma iniciativa que reúne os aspectos sócio/ambiental de grande importância e alcance. As futuras gerações agradecem.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por