Cooperativa dos empreendedores: projetos multiculturais

10/11/2017 às 19:55.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:38

O cooperativismo é um dos temas prioritários da minha agenda política. Por isso, junto com outros vereadores, participei da idealização e presido a Frente Parlamentar do Cooperativismo de Belo Horizonte, na Câmara Municipal. Porque o Cooperativismo, além de uma forma alternativa de atividade econômica, é um meio de resgatar valores como a ajuda mútua, o compromisso pessoal com a atividade desenvolvida, a igualdade entre os indivíduos, transparência e, principalmente a democracia e a responsabilidade social.

Por isso, estou sempre apoiando os movimentos cooperativistas em nossa cidade. Recentemente, participei de um grande evento nesta área, que reuniu três comemorações: o aniversário de 15 Anos da Cooperativa Cultura, apresentação da nova sede e o lançamento e marca, registrando o processo de metamorfose que a Cooperativa Cultura protagonizou nos últimos anos e que convergiu em uma completa transformação em sua forma de se posicionar no mercado.

Inicialmente, criada para realizar projetos nas áreas de cultura, educação e turismo, a Cooperativa Cultura, incentivada por práticas de multidisciplinaridade presentes em todos os projetos e por um diversificado quadro social, resolveu assumir a sua identidade empreendedora e adotou como marca a denominação Cooperativa dos Empreendedores. O nome é inspirado na própria razão social da Cooperativa Cultura que é: Cooperativa dos Empreendedores em Ações Culturais, História e Memória.

Ao longo dos anos, o perfil dos cooperados filiados a cooperativa muito se alterou, tornando o quadro social múltiplo e diversificado com profissionais de diversas áreas. Assim, para atender a esta condição, a Cooperativa Cultura, assumiu sua vocação empreendedora e atualmente vai realizar projetos em sete áreas distintas: Cultura, Educação, Turismo, Meio Ambiente, Esporte, Formação Humana e Comunicação.

Tendo à frente, entre outros diretores, Katerine Horta e Ricardo Santos, a instituição possui 173 cooperados, que realizam vários trabalhos. Entre estes, os Inventários de Patrimônio e Acervo Cultural de Córrego Dantas, Sabará, Santana dos Montes, projetos de ICMS Cultural para Prefeituras, Projeto de Descarte Ecológico de resíduos. Projetos significativos, porque o empreendedorismo cultural fomenta a criatividade, a inovação e potencializa forças existentes. Projetos multiculturais, importantes para estimular o desenvolvimento social e econômico de nossa capital e de todo Estado. Uma Cooperativa de valor inestimável.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por