Funarte e o espaço público

31/01/2020 às 18:37.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:30

Belo Horizonte abriga uma importante instituição cultural: a Fundação Nacional de Cultura MG (Funarte), que tem como atual coordenador o ator Maurício Canguçu, da conhecida peça “Acredite, um espírito baixou em mim”. A Funarte ocupa uma área de 4.500m² e, em 2010, a instituição recuperou e equipou os galpões da antiga Rede Ferroviária, que ficam em frente à avenida do Contorno, no bairro Floresta. Atualmente, a entidade abriga todos os tipos de atividades nas áreas de artes visuais, dança, circo, teatro e música. 
A Funarte oferece seis galpões para atividades artísticas e, na parte externa, é capaz de receber até 6 mil pessoas. Nesse espaço ocorrem várias atividades artísticas e culturais, como Festival Mundial de Circo, Festival Internacional de Quadrinhos, Festival Internacional de Teatro, Festival Internacional da Dança, Festival de Arte Negra, Festival Internacional de Corais, Festival de Arte Digital, Feira Música Brasil, Centro de Experimentação e de Informação de Arte, Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, entre outros. Lá também acontecem outras atividades: lançamentos de livros, oficinas de capacitação em artes cênicas, mostras de artes visuais.

Recentemente, dentro do Programa “Funarte Aberta”, aconteceram Oficinas de Interpretação para TV, Dança de salão, Street Dance, Circo e de Voz, sendo todas gratuitas e abertas ao público. As oficinas retornam a partir de março, com muitas novidades. O coordenador contou que outro projeto que já está em licitação é a montagem de uma lona permanente na área externa, que deve comportar um público de até 600 espectadores e receberá vários tipos de espetáculos. 

Outros projetos são a abertura de um Café Literário e concertos de música clássica. Para 2020, a Funarte está com muitos planos. Em janeiro e fevereiro, estão acontecendo apresentações da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Para depois, está programado o Verão Arte Contemporânea (VAC), um festival que congrega dança, música e gastronomia. 

Na galeria de arte está prevista uma exposição da carreira do produtor Ronaldo Boschi. A utilização dos seis galpões, dos três teatros, galeria de arte, sala de ensaio e galpão de apoio são gratuitas. Para isso, é necessário estar atento, a partir do próximo ano, aos editais para utilização dos espaços. Os interessados podem acompanhar as informações dos editais, das oficinas e de toda a programação através do site www.funarte.gov.br e nas redes sociais Instagram (@funartemg) e Facebook (funartemg). Realmente, é um importante espaço público.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por