Mérito artístico para os produtores de arte e cultura

20/10/2017 às 14:49.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:19

Não canso de repetir minha paixão pela educação, as artes e a cultura. Já tenho vários artigos sobre educação e outros sendo planejados, e hoje, destaco as artes e a cultura. Na semana passada, realizei a 5ª edição da Comenda do Mérito Artístico, que criei desde o início do meu mandato anterior. Trata-se de uma sessão solene, no plenário da Câmara Municipal, para destacar e homenagear pessoas ligadas à música, ao teatro, circo, dança e outras formas artísticas. Ao reconhecer aqueles que se destacam por seu talento extraordinário, a Comenda do Mérito Artístico colabora com o engrandecimento das nossas artes e cultura e presta a merecida homenagem àqueles que no cotidiano constroem as várias manifestações culturais.

Esta Comenda é realizada junto com o Sated – Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais, que tem travado uma constante luta para a valorização e reconhecimento do trabalho de seus associados. Uma missão muito importante, porque valorizar e reconhecer o trabalho dos artistas e técnicos é destacar a capacidade de criação e produção de representação. O artista é um ser sensível, que tem o dom de desenvolver e praticar a arte. Também significa dar o melhor de si para agradar ao máximo as pessoas, seja cantando, pintando, dançando, atuando e representando.

Essas capacidades artísticas são tão marcantes e importantes que, para muitos historiadores, elas vieram como que impregnadas no DNA das pessoas, como um dom natural. E aquelas que se dispuseram a desenvolver com maior intensidade estas habilidades, criaram as várias formas artísticas, porque, segundo a História, a arte é a primeira forma de expressão dos seres humanos. Ainda nos chamados tempos remotos, muitos seres denominados primitivos já registravam seus desenhos nas cavernas, que ficaram conhecidos como pinturas rupestres. A partir daí, a arte foi evoluindo e tomando um espaço gigantesco na sociedade. O cinema, a música, a dança, o circo, o teatro e outras formas artísticas são tão presentes em nossa vida que é quase impossível imaginar a nossa existência sem uma dessas formas de expressão criativa.

É justamente esta diversidade que a Comenda do Mérito Artístico quer destacar, porque os vários tipos de arte demonstram como é múltiplo o poder criativo do artista. Por isso, no projeto do meu mandato consta uma sessão solene todos os anos para homenagear, destacar e dar visibilidade a tantos artistas que colorem nossas vidas e almas com muita arte.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por