Mais cooperativismo em 2020

26/12/2019 às 16:08.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:05

Recentemente, tomei posse como vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Freencop-MG). Como estamos às vésperas de um novo ano, penso que a questão da cooperação é muito importante na retomada do desenvolvimento em nosso Estado.

Inicialmente, é importante lembrar que os primeiros registros do significado de cooperativismo foram  destacados nas falas e ensinamentos do grande filósofo Platão, quando ele afirmava que tinha na cooperação um dos principais pilares de vida, porque ela é um meio e um fim na construção de uma sociedade mais fraterna, generosa e feliz. Ao colocar essa ideia, Platão semeava o significado que frutificou através dos milênios, porque os dicionários da atualidade, registram que cooperar quer dizer colaborar, agir conjuntamente para produzir um efeito e contribuir para uma causa comum.

Em Minas Gerais, o cooperativismo se destaca, pois somos o segundo estado do país em número de cooperativas e o quinto maior em volume de cooperados e de geração de empregos. Das 56 cooperativas brasileiras premiadas neste ano pela Organização das Cooperativas Brasileiras, por se destacarem em gestão, 28 são de Minas Gerais. Mais dados mostram que as cooperativas mineiras respondem por quase 50% da produção de café no Estado, 20% do leite e do alho e 29% do algodão e da aveia, tendo exportado no ano passado para 54 países. Já as cooperativas de crédito contribuem para a inclusão financeira da população, por estarem presentes em 499 dos 853 municípios de Minas. As cooperativas mineiras respondem por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

Como se observa, o cooperativismo representa um grande propulsor do desenvolvimento em Minas.  É importante ainda ressaltar que as cooperativas possuem um valor inestimável em momentos de vulnerabilidade, porque são um guia em tempos econômicos difíceis como o que vivemos atualmente. Também significam valores subjacentes de autoajuda, igualdade e solidariedade. Porque o cooperativismo, além de uma forma alternativa de atividade econômica, é um meio de resgatar valores como a ajuda mútua, o compromisso pessoal com a atividade desenvolvida, a igualdade entre os indivíduos, transparência e, principalmente a democracia e a responsabilidade social.

Assim, quando estamos perto de iniciar um novo ano, é importante apoiar e valorizar o cooperativismo, para que, cada vez mais, ele se fortaleça como parte de uma política de desenvolvimento comprometida com a solidariedade e a justiça social. Feliz 2020!

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por