Minas no pódio da inclusão

09/07/2021 às 19:17.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:22

A Paralimpíada é definitivamente um grande marco para toda a sociedade, especialmente para as pessoas com deficiência, já que por meio dos jogos paralímpicos muitos tabus sociais são postos em xeque na prática, juntamente aos inúmeros recordes que os atletas paralímpicos seguem quebrando. Este evento também tem provocado reflexões acerca do poder social do esporte e sobre como ele é mais que uma atividade física, sendo também resiliência, igualdade e superação.

O período em que o Brasil passou a obter os melhores resultados e por conseguinte trazer para casa o maior número de medalhas paralímpicas foi a partir de 2004, e se mantém até os dias atuais. E não por acaso, coincide com o momento em que mais se tem debatido questões tão importantes como a inclusão, a representatividade e o capacitismo no país.

Devemos ter também em mente que os resultados impressionantes obtidos durante os campeonatos revelam muito esforço, dedicação, suor e sacrifícios por parte dos atletas, de suas famílias e de toda a equipe de treinadores, coaches e colaboradores. É importante frisar que para além dos desafios que o atletismo impõe, em se tratando do paratletismo, existem outros desafios enfrentados fora das quadras e estádios: o preconceito, a invisibilidade, os muitos estereótipos limitantes que são impostos e a própria falta de incentivo.

Minas Gerais tem se destacado nesse cenário de inclusão e tem garantido seu lugar nos pódios e representado o paratletismo não somente a nível estadual ou nacional, mas internacional! O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou na última semana os nomes da delegação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, e para a alegria de toda a equipe Butija Tennis, o nome de três de seus atletas consta na lista de convocações para competir nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio, na modalidade tênis em cadeira de rodas. Motivo de felicidade e muito orgulho para todo o país. Desejo muita sorte aos nossos atletas Rafael Medeiros, Meirycoll Duval e Ana Caldeira.

Parabenizo também toda a equipe Butija Tennis que tem desempenhado um trabalho brilhante e merecedor de reconhecimento no que diz respeito ao incentivo e apoio ao esporte e ao paratletismo. Um trabalho que nos enche de orgulho e esperança por um futuro cada vez mais inclusivo onde todos possam ter a chance de desenvolver seus talentos e alcançar resultados incríveis, apesar de condição física, financeira, ou qualquer outra característica inerente ao ser.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por