O circo e o sertanejo: solidariedade

10/08/2020 às 09:39.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:14

Uma grande rede de solidariedade está se consolidando em todo o Brasil e no mundo para tentar combater os efeitos da pandemia do novo coronavírus entre as pessoas carentes e aquelas que estão impedidas de manter a renda. Mais uma grande ação aconteceu aqui em Belo Horizonte e, desta vez, em prol da família circense. Neste tempo de pandemia, os artistas circenses estão enfrentando muitas dificuldades junto com suas famílias, pois estão com suas atividades suspensas há mais de 140 dias. Com o objetivo de arrecadar recursos e tentar minimizar este problema, aconteceu um grande evento, na última quinta-feira, 6 de agosto, no Palácio das Artes. Trata-se da Live Sertanejo Solidário, reunindo grandes nomes deste estilo de música. A iniciativa é do Governo do Estado de Minas, através de seu projeto “Arte Salva”, em parceria com a MultiMarcas Consórcios. 

Como vice-presidente da Comissão de Cultura da Assembleia tive a alegria de ser o idealizador deste evento junto com o empresário Fabiano Cazeca. O evento contou ainda com o apoio de vários artistas de renome de nosso Estado. A live foi encabeçada pela banda mineira Rick & Ricardo com várias participações especiais, como: Gino & Geno (que tem forte ligação com o circo), Alan & Alex, João Lucas & Diogo, Antonio Carlos & Renato, Du Monteiro e Bruno Duarte.

Realizar uma ação solidária para a classe circense, que está passando grandes necessidades neste momento de pandemia e neste espaço icônico de Minas Gerais, é como resgatar uma dívida. No caso, uma dívida afetiva, porque o circo sempre representou para todos nós, desde a infância, a arte da proeza, da audácia, onde as pessoas realizam números de dança, outros engraçados ou perigosos. Mas tudo é repleto de magia, que nos embala ao som de danças, das risadas com os palhaços e o coração batendo a mil, com os números dos trapezistas. Como dizem os franceses: o circo é patrimônio afetivo da humanidade.

Realmente, a gente aprende a amar o circo desde a infância. Por isso, nossa alegria em poder colaborar com a família circense e contar com grupos que tanto alegram nossas vidas com a música sertaneja. E os grupos sertanejos ficaram também muito honrados em promover este momento solidário. Como disse o empresário Júlio Vermelho, do grupo Rick e Ricardo: “É uma honra poder encabeçar uma iniciativa tão nobre como esta live. Todos nós crescemos nos divertindo e assistindo shows sertanejos no circo. Poder realizar esta live tendo ao lado artistas de tão grande peso é uma enorme alegria”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por