Onde Minas está na fila de vacinação contra a Covid-19?

19/03/2021 às 17:15.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:27

O governo de Minas está realizando uma operação histórica para vacinar os mineiros, feito possível graças a um planejamento eficiente, a fim de garantir que as vacinas continuem chegando em todos os 853 municípios. O estado já recebeu mais de 2 milhões de doses. Quase um milhão de mineiros receberam a primeira dose; outros 407 mil receberam as duas doses, conforme os dados da Secretaria de Estado de Saúde, até a última sexta-feira, dia 19 de março.

Minas tem seguido com os protocolos previstos no PNI (Programa Nacional de Imunizações), e se encontra atualmente na 4ª fase da vacinação, que garante vacinas para os trabalhadores da saúde e pessoas idosas. Na última semana, Belo Horizonte e cidades da Grande BH deram um passo importante e ampliaram a vacinação de idosos contra a Covid-19. A capital iniciou a vacinação de quem tem 77 e 78 anos. Contagem começou a vacinar pessoas com 79 anos e Ribeirão das Neves iniciou a imunização de idosos com 80 anos de idade ou mais. Em Ibirité, a imunização de idosos com mais de 75 anos e Betim começou a vacinar idosos de 78 e 79 anos.

Eu sigo na luta para incluir pessoas com deficiência (PCD’s) e doenças raras como prioridade na fila da vacinação. Apresentei um projeto de lei para garantir essa inclusão e o texto está em análise de caráter de urgência na Assembleia de Minas. Em respeito a todos os mineiros que seguem aguardando sua vez na fila de vacinação, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi instaurada na Assembleia, na última semana. A Comissão tem o prazo de 120 dias para apurar o descumprimento do critério de prioridade por parte de servidores da Secretaria de Estado da Saúde que receberam a vacina contra a Covid-19. A Casa irá se empenhar para que os fatos sejam rapidamente esclarecidos e os responsáveis punidos.

Enquanto a Secretaria Estadual de Saúde aguarda a manifestação do Ministério da Saúde, para anunciar as datas das próximas fases de vacinação, o estado permanece na Onda Roxa do programa Minas Consciente. A faixa foi criada para contemplar as medidas mais severas de restrição para conter o avanço da Covid-19. 

Todas as informações e atualizações sobre os números da Covid-19 em Minas estão disponíveis no site coronavirus.saude.mg.gov.br. O estado também disponibilizou o aplicativo “Saúde Digital” que oferece consulta médica gratuita para avaliar sintomas de Covid-19 e evitar idas desnecessárias aos hospitais. O aplicativo pode ser baixado no celular smartphone e está disponível tanto no Google Play quanto na App Store. A tecnologia como uma aliada da saúde, neste momento de crise sanitária e hospitalar. 

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por