Prefeitos de 50 municípios se reúnem com o governador Zema

07/02/2021 às 16:41.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:07

Organizei um encontro entre o governador Romeu Zema, prefeitos e vice-prefeitos de quase 50 municípios de Minas Gerais. A reunião foi realizada, no dia 1º de fevereiro, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Um momento importante para aproximar prefeitos eleitos para o primeiro mandato e também estreitar o relacionamento dos reeleitos com o governo do estado. 

Eu visito frequentemente municípios de várias regiões de Minas e acompanho de perto as demandas locais. Acredito que a melhor forma para encontrarmos soluções para os problemas é por meio do diálogo, por isso destaco a importância de colocar frente a frente os prefeitos e o chefe do estado.

O governador Romeu Zema, gentilmente, atendeu ao meu pedido para a reunião e os prefeitos, um a um, tiveram a oportunidade de apresentar as principais demandas. O prefeito de Água Boa, Zola, que estreia na política, falou sobre a necessidade de mais investimentos na saúde e pediu que o Hospital Santana de Água Boa, uma fundação de caráter privado, mantida com recursos municipais, seja transferido para a Rede SUS.
O prefeito de São João Del Rei, Nivaldo Andrade, eleito para o sétimo mandato, apresentou o pedido de municipalização do centro de convenções da cidade, para transformar o espaço em escola ou unidade de saúde. Nivaldo também falou sobre as dificuldades com o serviço prestado pela Copasa. A reclamação quanto ao sistema de abastecimento de água da Copasa se repetiu nos discursos dos prefeitos. 
A vice-prefeita de Itapecerica, Joyce Rios, que assumiu o primeiro mandato, solicitou que no prédio da antiga cadeia, seja construída uma nova rodoviária e também pediu a ajuda do governo para a construção de uma creche.
Todas as demandas foram protocoladas e o governador destacou a importância de ouvir os prefeitos para garantir uma boa gestão e a prestação de serviços à população. Romeu Zema falou sobre o empenho do estado para acertar as contas com os municípios, uma dívida de mais de R$ 7 bilhões, deixada pelo governo anterior. Mensalmente, o estado está destinando R$ 240 milhões para quitar os débitos com as prefeituras. Sobre a demanda mais apresentada durante a reunião: problemas com a Copasa, o governador explicou que a companhia tem contratos antigos firmados com os municípios, mas que o governo está cobrando as revisões desses convênios para melhorar a prestação dos serviços. Romeu Zema também falou sobre a necessidade de mudanças no controle da Cemig para atender melhor os mineiros.
O secretário de Estado de Governo, Igor Eto e o assessor especial, Rodrigo Gomes, também participaram da reunião. E eu me comprometi com todos os prefeitos em exercer minha função de deputado para cobrar respostas do Executivo.

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por