Serra da Piedade Patrimônio dos Mineiros

26/02/2021 às 17:36.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:16

A decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em suspender a licença ambiental para mineração na Serra da Piedade, foi uma importante conquista para a preservação do conjunto histórico, cultural e religioso do local e para nós mineiros. Abracei a defesa pela Serra da Piedade, em 2019, quando a empresa AVG Mineração obteve autorização para retomar atividade na Mina do Brumado, localizada na Serra, município de Caeté.  

A região foi degradada pela mineração durante décadas e em 2005, após ordem judicial, as atividades da Mina do Brumado foram encerradas. Anos depois, a AVG Mineração assumiu a Mina, com o compromisso de recuperar a área, mas com brechas, no acordo com órgãos estaduais, para explorar outros espaços da Serra. Este ponto contraditório de recuperar e realizar extração despertou a desconfiança e indignação de moradores, sacerdotes e frequentadores do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e ambientalistas.

Entre os prejuízos estavam previstos a devastação de 30 hectares de área verde preservada, utilização de rios e afluentes da região, prejuízos à fauna, além dos impactos ao turismo do Santuário, local de peregrinação de religiosos de todo o país.

Por todos esses motivos, eu estive à frente de movimentos para impedir a mineração na Serra. Participei de inúmeras reuniões e mobilizações em parceria com a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Levei o assunto para uma audiência pública na Assembleia Legislativa e como vice-presidente da Comissão de Cultura, apresentei mais de 30 requerimentos com pedidos de informação e de providências a órgãos públicos quanto à permissão de mineração no local e os impactos no patrimônio cultural. Estive em visitas técnicas no Santuário e fui à empresa AVG Mineração, em Sabará, para conhecer projeto minerário no entorno da Serra e também participei de reuniões do COPAM, Conselho Estadual de Política Ambiental. 

Conforme o parecer da justiça de Minas, a AVG está impedida de iniciar novas explorações na Serra da Piedade, que é um patrimônio do povo mineiro e de todos os brasileiros. O local recebe mais de 500 mil turistas por ano e tem potencial para se tornar um dos maiores pontos turísticos religiosos do mundo. Com altitude de 1.740 metros, a Serra da Piedade proporciona mais do que uma vista encantadora, a área abriga histórias da nossa fé. A proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais ocorreu em 31 de julho de 1960 e o Santuário Basílica guarda a imagem da Santa esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).  

Não vamos medir esforços pela preservação do local. Também seguimos firmes na missão de garantir o reconhecimento da Serra da Piedade como Patrimônio Cultural da Humanidade.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por