Setembro verde: mês de esperança e florescimento

10/09/2021 às 15:43.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:51

É chegado o setembro verde, mês dedicado à conscientização da acessibilidade e da inclusão da pessoa com deficiência. O foco desta data é reforçar a importância de garantir a todos os mesmos direitos e oportunidades, e acredito que o primeiro passo para construirmos uma sociedade mais inclusiva e igualitária é justamente a conscientização da importância de se incluir socialmente todos os cidadãos, independentemente de suas peculiaridades.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência, seja ela física, motora, visual ou intelectual. Os números são expressivos, assim como a indispensabilidade de se pensar e repensar políticas públicas que abarquem e incluam a pessoa com deficiência, levando em conta sua vivência, suas dificuldades e seus desafios, sem tender para o capacitismo.

Não é do dia pra noite que conseguiremos mudar essa realidade de desigualdade e falta de inclusão, mas o debate é um bom começo. E, se pararmos para analisar, todas as políticas públicas e avanços sociais partem justamente da discussão sadia e da reflexão. Nesse sentido, deixo o convite para uma audiência pública que irei realizar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 20 de setembro, às 14h30, com transmissão em tempo real pela TV Assembleia e pela internet. 

A nossa intenção é celebrar com um rico debate a data de 21 de setembro, que marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, celebrado em 22 de setembro, e o Dia Internacional da Língua de Sinais, comemorado em 23 de setembro. Na reunião, vamos ouvir as pessoas com deficiência, assim como seus familiares, lideranças, representantes do Poder Público e aliados da causa. Vamos discutir também possíveis caminhos a serem adotados para que, juntos, possamos chegar a um denominador comum de representatividade e respeito, além de amplificar esse debate tão importante e necessário.

Dentre todas as cores que poderiam ter sido escolhidas para representar o mês voltado à inclusão da pessoa com deficiência, foi escolhida a cor verde, não por acaso, mas porque a cor verde simboliza esperança. O mesmo ocorre com a escolha do mês setembro, dentre 12 meses que poderiam ter sido escolhidos, setembro foi selecionado por marcar o início da primavera, representando florescimento. Que o tom deste mês seja de esperança para vislumbrar um futuro mais igualitário e de florescimento para realizar e colher os frutos da luta por mais inclusão, acessibilidade e representatividade.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por