Solidariedade

28/01/2022 às 20:21.
Atualizado em 30/01/2022 às 19:56

A data de 31 de janeiro marca a celebração do Dia Mundial da Solidariedade. E o conceito do que é ser solidário varia muito de pessoa para pessoa, mas frequentemente sendo associado à bondade. E um fato curioso é o de que a definição de solidariedade se aproxima muito mais da cidadania do que da bondade propriamente dita, etimologicamente falando. Do latim “obligatio in solidum”, o termo significa dever social, senso de coletividade e obrigação comunitária, ambos substantivos que caracterizam a cidadania.

Considerando essa interpretação de solidariedade vale a reflexão: qual área melhor para se trabalhar a cidadania que a área responsável por representar os cidadãos? Daí nasce a imprescindibilidade de se inserir noções e hábitos essencialmente solidários no meio político. Além de que isso corrobora com a democracia, e novamente, qual área melhor para se exercitar a democracia que o meio político? Não por acaso exerço o meu mandato como deputado estadual não apenas baseado no conceito de solidariedade como também represento um partido político com este nome.

O ser solidário é ser respeitoso, acima de tudo. Assim como o termo “solidariedade” é sobre respeito, o partido Solidariedade, fundado em 2012 e registrado oficialmente em 2013, foi construído sobre esse pilar, buscando se solidarizar a cada mazela e falha na estrutura social do nosso país.

A solidariedade é a chave para a construção de um Brasil mais igualitário. Por isso me orgulho de fazer parte de um partido político que se preocupa verdadeiramente com a promoção do respeito entre os cidadãos brasileiros.

Se uma pessoa necessita de ajuda; seja ela de qualquer tipo; a solidariedade começa quando você entende que essa pessoa necessitada é tão gente quanto você, e se ajudá-la está dentro das suas possibilidades, fazê-lo é mais que ter empatia, é um dever social.

Engana-se quem enxerga a solidariedade estritamente como caridade e/ou filantropia. Manter a ordem no trabalho, cooperar com as atividades domésticas, optar pela direção defensiva no trânsito, tudo isso é ser solidário, porque parte do princípio de que devemos respeitar para sermos respeitados.

Nos empenhemos em praticar a solidariedade e promover o respeito entre aqueles de nosso convívio, e contemplemos resultados significativos provenientes de pequenos atos de um grande coletivo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por